Veja dicas para se sair bem na entrevista de emprego por vídeo - Notícias

Versão mobile

 

Mercado de trabalho17/07/2018 | 16h23Atualizada em 17/07/2018 | 16h23

Veja dicas para se sair bem na entrevista de emprego por vídeo

Confira as orientações de especialistas para ter mais chance de sucesso

Veja dicas para se sair bem na entrevista de emprego por vídeo Mauro Vieira/Agencia RBS
Mantenha a formalidade Foto: Mauro Vieira / Agencia RBS
Diário Gaúcho
Diário Gaúcho

Parte do processo seletivo para uma oportunidade de emprego, a entrevista por vídeo – intermediada por uma tela de computador ou celular – requer os mesmos cuidados de uma conversa presencial e até atenções extras por parte do candidato. Por vezes, pode ser feita pelo WhatsApp, mas, de acordo com Patrícia Zettler, consultora da Solucionare Ações e Ideias em RH, a plataforma mais utilizada pelos recrutadores é o Skype. 

Leia mais
Saiba quais são as 50 perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego
Acesse e baixe seis modelos de currículos para diferentes perfis e interesses profissionais
Saiba quais são as 10 atitudes que fazem você ser reprovado em uma entrevista de emprego

Patrícia destaca que as perguntas feitas nas entrevistas por vídeo são as mesmas quando a conversa é presencial e que os recrutadores analisam os mesmos aspectos no candidato. Portanto, não pense que só porque está em casa ou porque o recrutador não está presente fisicamente você pode se esquecer da formalidade. Pelo contrário. Alguns cuidados a mais devem ser adotados.

- Só porque estou falando por vídeo, não quer dizer que a conversa é menos formal — ressalta a coach executiva Simone Kramer, vice-presidente de expansão da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). 

Abaixo, confira dicas para se sair bem em uma entrevista por vídeo:

Preparação

- Assim como para uma entrevista presencial, é importante se preparar. A diferença é que, ao invés de se planejar para o deslocamento até a empresa, você precisará verificar se está tudo certo com sua conexão de internet, já que é por meio dela que será realizada a conversa. 

- Lembre-se de ser pontual. Como na forma presencial, será marcado um horário no qual o recrutador estará disponível.

Ambiente adequado

- Evite sentar na cama do seu quarto. Posicione uma cadeira ou poltrona em uma parede neutra, sem quadros ou enfeites que desfoquem a atenção do recrutador. 

- Escolha um ambiente bem iluminado.  

- Fique atento a janelas atrás de você. Elas podem deixar a imagem escura no vídeo. 

Barulhos e distrações

- Para evitar qualquer tipo de distração ou má impressão, tenha cuidado com possíveis barulhos durante a entrevista. Se você estiver em casa com mais alguém, peça para que a pessoa não apareça no ambiente nem ligue a televisão com volume alto. 

- Se há possibilidade de alguém chegar durante a entrevista, deixe um lembrete em local visível. 

- Se você tem criança em casa, peça para alguém tomar conta dela durante a entrevista. 

Mantenha a formalidade

- A escolha da roupa é importante, assim como em uma entrevista presencial. Não é porque você está em casa que pode usar pijama para a conversa. 

- Cuidado com a postura.

- Controle o nervosismo, evitando demonstrar ansiedade. 

- Se você não costuma ficar nervoso em processos seletivos, tome cuidado para não ficar à vontade demais. Manter a formalidade é fundamental. Tenha em mente que você está sendo avaliado. 

Fontes: Karen Silva, consultora de recrutamento e seleção da Metta Capital Humano; Patrícia Zettler, consultora da Solucionare Ações e Ideias em RH; e Simone Kramer, coach executiva e vice-presidente de expansão da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH)

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros