Notícias



Mercado de trabalho

Veja dicas para se sair bem na entrevista de emprego por vídeo

Confira as orientações de especialistas para ter mais chance de sucesso

17/07/2018 - 16h24min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Mauro Vieira / Agencia RBS
Mantenha a formalidade

Parte do processo seletivo para uma oportunidade de emprego, a entrevista por vídeo – intermediada por uma tela de computador ou celular – requer os mesmos cuidados de uma conversa presencial e até atenções extras por parte do candidato. Por vezes, pode ser feita pelo WhatsApp, mas, de acordo com Patrícia Zettler, consultora da Solucionare Ações e Ideias em RH, a plataforma mais utilizada pelos recrutadores é o Skype. 

Patrícia destaca que as perguntas feitas nas entrevistas por vídeo são as mesmas quando a conversa é presencial e que os recrutadores analisam os mesmos aspectos no candidato. Portanto, não pense que só porque está em casa ou porque o recrutador não está presente fisicamente você pode se esquecer da formalidade. Pelo contrário. Alguns cuidados a mais devem ser adotados.

- Só porque estou falando por vídeo, não quer dizer que a conversa é menos formal — ressalta a coach executiva Simone Kramer, vice-presidente de expansão da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). 

Abaixo, confira dicas para se sair bem em uma entrevista por vídeo:

Preparação

- Assim como para uma entrevista presencial, é importante se preparar. A diferença é que, ao invés de se planejar para o deslocamento até a empresa, você precisará verificar se está tudo certo com sua conexão de internet, já que é por meio dela que será realizada a conversa. 

- Lembre-se de ser pontual. Como na forma presencial, será marcado um horário no qual o recrutador estará disponível.

Ambiente adequado

- Evite sentar na cama do seu quarto. Posicione uma cadeira ou poltrona em uma parede neutra, sem quadros ou enfeites que desfoquem a atenção do recrutador. 

- Escolha um ambiente bem iluminado.  

- Fique atento a janelas atrás de você. Elas podem deixar a imagem escura no vídeo. 

Barulhos e distrações

- Para evitar qualquer tipo de distração ou má impressão, tenha cuidado com possíveis barulhos durante a entrevista. Se você estiver em casa com mais alguém, peça para que a pessoa não apareça no ambiente nem ligue a televisão com volume alto. 

- Se há possibilidade de alguém chegar durante a entrevista, deixe um lembrete em local visível. 

- Se você tem criança em casa, peça para alguém tomar conta dela durante a entrevista. 

Mantenha a formalidade

- A escolha da roupa é importante, assim como em uma entrevista presencial. Não é porque você está em casa que pode usar pijama para a conversa. 

- Cuidado com a postura.

- Controle o nervosismo, evitando demonstrar ansiedade. 

- Se você não costuma ficar nervoso em processos seletivos, tome cuidado para não ficar à vontade demais. Manter a formalidade é fundamental. Tenha em mente que você está sendo avaliado. 

Fontes: Karen Silva, consultora de recrutamento e seleção da Metta Capital Humano; Patrícia Zettler, consultora da Solucionare Ações e Ideias em RH; e Simone Kramer, coach executiva e vice-presidente de expansão da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH)


MAIS SOBRE

Últimas Notícias