Notícias



Na sexta-feira

Agências do Sine terão atendimento preferencial para pessoas com deficiência

O evento faz parte da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência e terá vagas direcionadas a esses trabalhadores

21/08/2018 - 17h09min

Atualizada em: 22/08/2018 - 07h31min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
CEAFIS / Divulgação
Será prestado atendimento com a reserva de, no mínimo, um guichê exclusivo

Pessoas com deficiência e segurados reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão um dia especial nas 83 agências FGTAS/Sine no Rio Grande do Sul. Nesta sexta-feira (24), a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) oferecerá atendimento preferencial para essas pessoas.

O evento terá como foco o oferecimento de vagas de emprego e atividades de orientação profissional. O objetivo é ampliar a inclusão desse público no mundo do trabalho, fazendo a intermediação de candidatos e vagas nas empresas. Nesse dia, será prestado atendimento com a reserva de, no mínimo, um guichê exclusivo para o público-alvo nas unidades da FGTAS. 

As agências prometem oferecer vagas específicas para pessoas com deficiência e reabilitados. As próprias empresas realizarão as entrevistas, além de oferecer oficinas, palestras e seminários. Empregadores interessados em selecionar trabalhadores com deficiência ou reabilitados podem cadastrar vagas de emprego no evento. 

Para se candidatar às oportunidades, os trabalhadores devem comparecer à agência FGTAS/Sine mais próxima com carteira de trabalho. Os trabalhadores serão cadastrados no sistema do Ministério do Trabalho. Aqueles que possuírem perfil profissional compatível com as oportunidades abertas receberão carta de encaminhamento para a entrevista com o empregador. O evento faz parte da programação da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, promovida pela  Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders). 


Para o empregador: como cadastrar vagas

– Basta entrar em contato com a Agência FGTAS/Sine mais próxima, pessoalmente, por telefone ou pelo site da FGTAS.
– Os endereços e horários de funcionamento das unidades estão disponíveis no site da FGTAS.
– É fundamental levar a carteira de trabalho.

Para o trabalhador: como aproveitar o dia especial de atendimento

– Basta se dirigir a uma das agências FGTAS/Sine. Confira os endereços e horários de funcionamento.

Lei de Cotas

– A contratação de pessoas com deficiência está prevista na Lei de Cotas (8.213/91), implantada em 1999, pelo Decreto 3.298.
– A legislação estabelece a reserva de vagas de emprego, em empresas com 100 ou mais funcionários, para pessoas com deficiência ou que sofreram acidente de trabalho, beneficiárias da Previdência Social.
– As cotas variam de 2% a 5%, conforme o número de colaboradores da companhia.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias