Como o processo de coaching pode ajudar a alavancar a sua carreira - Notícias

Versão mobile

 

Mercado de trabalho01/08/2018 | 12h14Atualizada em 01/08/2018 | 14h26

Como o processo de coaching pode ajudar a alavancar a sua carreira

Buscar o autoconhecimento e analisar riscos e oportunidades estão entre as características

Como o processo de coaching pode ajudar a alavancar a sua carreira Reprodução/Inmagine Free Imagens
Investimento no autoconhecimento Foto: Reprodução / Inmagine Free Imagens
Diário Gaúcho
Diário Gaúcho

Você já deve ter se sentindo estagnado na carreira ou ter se questionado se estava na profissão certa. Para questões como essas, o processo de coaching pode auxiliar a encontrar o melhor caminho a ser seguido, tanto para quem trabalha em uma organização quanto para quem atua como autônomo. Geralmente, este trabalho dura de seis a oito meses, com sessões quinzenais. 

Leia mais
Guia: o que você precisa saber para se tornar MEI
Saiba quais são as 50 perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego
Quer mudar de carreira? Confira dicas que podem ajudar no processo de transição

O coach (em português, treinador) é o especialista que atua neste processo. Conforme explica Simone Kramer, coach executiva e vice-presidente de expansão da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), ele busca ampliar a visão do profissional por meio de questionamentos que o façam refletir e buscar respostas para suas incertezas.

— O processo de coaching pode auxiliar o profissional a definir seus objetivos em torno da carreira, as alternativas para que se sinta realizado e quais os caminhos para alcançar estes objetivos — afirma.

Foi este processo que ajudou o advogado Daniel Dalmás, 36 anos, a enfrentar e superar um momento de incertezas profissionais. Após três anos de estudos, ele desistiu de estudar para concursos públicos e ficou em dúvida sobre o caminho a seguir. 

— Foi um processo muito intenso de descoberta interior, principalmente das minhas habilidades e capacidades. Uma vez feita essa descoberta, minha coach foi me instruindo no sentido de utilizá-las para o meu aperfeiçoamento profissional — conta Daniel, que hoje se dedica à advocacia em escritório próprio. 

 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 01/08/2018 - Coaching: como o processo pode ajudar a alavancar a carreira de um profissional ou ajudar em momento de incertezas. (FOTOGRAFO: FERNANDO GOMES / AGENCIA RBS)
Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS

7 motivos que tornam o  coaching  um aliado para impulsionar a vida profissional

1. O processo de coaching visa melhorar o autoconhecimento, para tornar possível reconhecer suas forças e fazer as melhores escolhas. A partir disso, o profissional poderá encaminhar a carreira de forma mais eficaz. 

2. Auxilia no desenvolvimento da área comportamental e no aprimoramento de habilidades e atitudes da pessoa atendida, estimulando o profissional a avaliar possíveis novas alternativas a partir das mudanças que serão realizadas, a fim de ampliar o seu leque de oportunidades. 

3. Para quem busca o crescimento dentro de uma organização, são analisadas as melhores estratégias que estejam alinhadas aos objetivos e valores do profissional e da empresa. 

4. São avaliadas situações do passado e do presente que favoreçam ou desfavoreçam o progresso dentro da companhia, estudando riscos, oportunidades e o melhor caminho para alcançar o objetivo de alavancar a carreira. 

5. O coach estabelece um plano de ações, definindo o que falta para o crescimento do profissional e identificando se os obstáculos no caminho são problemas internos ou externos, como a necessidade de uma nova formação, algum ponto comportamental, o momento do mercado de trabalho, alguma possível crise no segmento de atuação ou até mesmo se a empresa não possibilita o crescimento.

6. Esclarece as incertezas e as alternativas do profissional, por meio de questionamentos como o que ele gosta de fazer, se já tem opções de áreas que tem interesse e os motivos que o levam a gostar destas áreas, além de fazê-lo refletir se a carreira pretendida lhe traria de fato realização profissional. 

7. O coach instiga o profissional a pesquisar sobre a profissão desejada e a analisar as habilidades que há em comum com o perfil da profissão pretendida . Busca, ainda, conhecer as oportunidades que podem gerar  a aproximação com o mercado, como participar de palestras e eventos. 

Fontes: Liana Gus Gomes, coach executiva e presidente da Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial (Abracem), Simone Kramer, coach executiva e vice-presidente de expansão da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), e Ricardo Munhoz, coach e diretor-executivo da Thomas Case & Associados no Rio Grande do Sul e Santa Catarina

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros