Notícias



Mercado de trabalho

Como o processo de coaching pode ajudar a alavancar a sua carreira

Buscar o autoconhecimento e analisar riscos e oportunidades estão entre as características

01/08/2018 - 12h14min

Atualizada em: 01/08/2018 - 14h26min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Reprodução / Inmagine Free Imagens
Investimento no autoconhecimento

Você já deve ter se sentindo estagnado na carreira ou ter se questionado se estava na profissão certa. Para questões como essas, o processo de coaching pode auxiliar a encontrar o melhor caminho a ser seguido, tanto para quem trabalha em uma organização quanto para quem atua como autônomo. Geralmente, este trabalho dura de seis a oito meses, com sessões quinzenais. 

O coach (em português, treinador) é o especialista que atua neste processo. Conforme explica Simone Kramer, coach executiva e vice-presidente de expansão da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), ele busca ampliar a visão do profissional por meio de questionamentos que o façam refletir e buscar respostas para suas incertezas.

— O processo de coaching pode auxiliar o profissional a definir seus objetivos em torno da carreira, as alternativas para que se sinta realizado e quais os caminhos para alcançar estes objetivos — afirma.

Foi este processo que ajudou o advogado Daniel Dalmás, 36 anos, a enfrentar e superar um momento de incertezas profissionais. Após três anos de estudos, ele desistiu de estudar para concursos públicos e ficou em dúvida sobre o caminho a seguir. 

— Foi um processo muito intenso de descoberta interior, principalmente das minhas habilidades e capacidades. Uma vez feita essa descoberta, minha coach foi me instruindo no sentido de utilizá-las para o meu aperfeiçoamento profissional — conta Daniel, que hoje se dedica à advocacia em escritório próprio. 

Fernando Gomes / Agencia RBS

7 motivos que tornam o  coaching  um aliado para impulsionar a vida profissional

1. O processo de coaching visa melhorar o autoconhecimento, para tornar possível reconhecer suas forças e fazer as melhores escolhas. A partir disso, o profissional poderá encaminhar a carreira de forma mais eficaz. 

2. Auxilia no desenvolvimento da área comportamental e no aprimoramento de habilidades e atitudes da pessoa atendida, estimulando o profissional a avaliar possíveis novas alternativas a partir das mudanças que serão realizadas, a fim de ampliar o seu leque de oportunidades. 

3. Para quem busca o crescimento dentro de uma organização, são analisadas as melhores estratégias que estejam alinhadas aos objetivos e valores do profissional e da empresa. 

4. São avaliadas situações do passado e do presente que favoreçam ou desfavoreçam o progresso dentro da companhia, estudando riscos, oportunidades e o melhor caminho para alcançar o objetivo de alavancar a carreira. 

5. O coach estabelece um plano de ações, definindo o que falta para o crescimento do profissional e identificando se os obstáculos no caminho são problemas internos ou externos, como a necessidade de uma nova formação, algum ponto comportamental, o momento do mercado de trabalho, alguma possível crise no segmento de atuação ou até mesmo se a empresa não possibilita o crescimento.

6. Esclarece as incertezas e as alternativas do profissional, por meio de questionamentos como o que ele gosta de fazer, se já tem opções de áreas que tem interesse e os motivos que o levam a gostar destas áreas, além de fazê-lo refletir se a carreira pretendida lhe traria de fato realização profissional. 

7. O coach instiga o profissional a pesquisar sobre a profissão desejada e a analisar as habilidades que há em comum com o perfil da profissão pretendida . Busca, ainda, conhecer as oportunidades que podem gerar  a aproximação com o mercado, como participar de palestras e eventos. 

Fontes: Liana Gus Gomes, coach executiva e presidente da Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial (Abracem), Simone Kramer, coach executiva e vice-presidente de expansão da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), e Ricardo Munhoz, coach e diretor-executivo da Thomas Case & Associados no Rio Grande do Sul e Santa Catarina


MAIS SOBRE

Últimas Notícias