Condutores terão acesso a documentos do carro na versão digital - Notícias

Versão mobile

 

Na tela do celular28/08/2018 | 11h51Atualizada em 28/08/2018 | 11h51

Condutores terão acesso a documentos do carro na versão digital

Até o momento, documento eletrônico está disponível para download somente no Distrito Federal

Condutores terão acesso a documentos do carro na versão digital Marcelo Camargo / Agência Brasil/Agência Brasil
No Estado, a versão digital está em fase de análise do sistema Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / Agência Brasil
Agência Brasil e Diário Gaúcho

Assim como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), os condutores também poderão utilizar a versão digital do registro e licenciamento de veículos automotores. Além desses documentos, o título de eleitor também já pode ser acessado da tela do celular. Por enquanto, só os motoristas do Distrito Federal têm acesso ao certificado, liberado na segunda-feira passada (27) por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CNH Digital), que está disponível tanto para o sistema Android como para o IOS.

O aplicativo reunirá, na mesma plataforma, CNH, seguro obrigatório e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Segundo o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, a ideia é facilitar a vida do cidadão e diminuir as filas dos departamentos de trânsito.

Leia mais
Quase 400 mil veículos não quitaram o IPVA e estão irregulares no Estado
Saiba quem tem direito de pedir isenção do IPVA
Tire suas dúvidas sobre a CNH Digital

– Não há ainda um prazo definido para os demais Estados aderirem porque a adesão é voluntária e depende dos órgãos de trânsito – disse o ministro, durante a cerimônia de lançamento do aplicativo para a capital federal.

A expectativa do diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maurício Alves, é de que até o final do ano todos os Estados já disponibilizem o aplicativo. De acordo com a assessoria do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), no Estado, a versão digital está em fase de análise do sistema. 


Como ter o documento no celular

Será necessário que o proprietário do veículo esteja em dia com o licenciamento. Quem já tem a CNH Digital não precisará fazer o download da Carteira Digital de Trânsito, bastará atualizar o aplicativo da CNH Digital. Em seguida, adicionar o CRLV Digital e informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV), que é o antigo DUT.

Lembrando que isto só será possível quando o sistema for disponibilizado para o Rio Grande do Sul, o que ainda não tem data definida para ocorrer.

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros