Notícias



Mercado de trabalho

Confira 10 plataformas que oferecem cursos online gratuitos

Há qualificações com certificados de diferentes áreas e metologias. Alguns têm cobrança pelo certificado

16/08/2018 - 15h17min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
arquivo / Divulgação
Ha opções de cursos de diferentes áreas, com videoaulas, exercícios, provas, material teórico, entre outras metodologias de conteúdo

Estar sempre atualizado é um diferencial para qualquer profissional que está ou deseja entrar ou voltar para o mercado de trabalho. Os cursos de qualificação oportunizam o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que agregam o currículo de qualquer pessoa. 

Quando essas qualificações são oferecidas de forma online facilitam a vida de quem não tem muito tempo disponível, com a praticidade de poder estudar e realizar as atividades em qualquer lugar. Além disso, quando os cursos são, ainda, gratuitos, possibilitam que o profissional possa se aperfeiçoar mesmo quando estiver em um momento financeiro não tão bom de sua carreira.

Confira, abaixo, 10 plataformas que oferecem cursos online gratuitos. Alguns contam com certificados gratuitos. Outros cobram taxas pelas certificações. Ha opções de cursos de diferentes áreas, com videoaulas, exercícios, provas, material teórico, entre outras metodologias de conteúdo.

1. Escola do Trabalhador 

A plataforma virtual de ensino a distância do Ministério do Trabalho oferece 23 opções de cursos, entre eles, agenciamento de viagens, introdução ao Excel, português básico para o mundo do trabalho, dição e tratamento de imagens, elaboração de folha de pagamento de empresas e análise de risco na construção civil, entre outros. O usuário pode baixar o conteúdo em PDF para estudar. Ao fim do curso, é preciso realizar uma avaliação para receber o certificado, que é emitido pela Universidade de Brasília (UnB).
Confira o site.   

2. Prime Cursos

Oferece cursos com conteúdo teórico, infográficos, videoaulas e atividades. Alguns dos cursos disponíveis são digitação, cuidados de idosos, atendimento ao cliente, bitcoin, fotografia digital, libras básico, espanhol básico, entre outros. Há cobrança pelo certificado.
Confira o site.

3. Fundação Getulio Vagas

São cursos com certificado gratuito. Entre as opções, estão como fazer investimentos, como planejar a aposentadoria, como gastar conscientemente, além de cursos nas áreas de marketing e vendas, Direito e gestão de pessoas, entre outros. O conteúdo é disponibilizado em videoaulas e apostilas.
Confira o site.

4. Lúmina

A plataforma da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) oferece diferentes cursos, como produzir vídeos com celulares e tablets, introdução ao texto acadêmico, cuidados básicos com a saúde bucal de pessoas idosas e química geral, entre outros. Para conseguir o atestado de participação, é preciso realizar os testes, concluindo ao menos 60% das atividades.
Confira o site.

5. Sebrae

O Sebrae oferece cursos para quem quer abrir um negócio, com temas como criatividade, gestão de equipe de vendas, como analisar o mercado, como elaborar um plano de negócio. E também para quem já tem o seu negócio, com temas como qualidade no atendimento, estratégia de crescimento, como controlar gastos na empresa, gestão financeira, entre outros. Os cursos são por meio de videoaulas, exercícios, conteúdo teórico e apresentação de cases. Além disso, há tutores disponíveis para esclarecer dúvidas. O certificado é pago.
Confira o site.

No site do Sebrae RS, também há cursos online gratuitos disponíveis, alguns exclusivos, e outros semelhantes aos do Sebrae Nacional. São realizados por meio de videoaulas, e-books, infográficos, entre outros.
Confira o site.

6. Senai

O Senai oferece cursos de iniciação profissional nas áreas de meio ambiente, construção civil, tecnologia da informação, automotiva e logística, entre outras. Os conteúdos são apresentados em videoaulas, simulações, animações e atividades com gamificação (como se fossem jogos). O certificado é pago.
Confira o site.

7. Iped

Cursos com videoaulas e atividades nas áreas de 3D e games, administração, ambiental, animações e design, arquitetura e engenharia e artesanato, entre outros. O certificado digital é gratuito. Caso o usuário queira o certificado impresso, há cobrança de taxa.
Confira o site.

8. Cursos Online Educa 

Entre os cursos oferecidos pelo site, estão: primeiros socorros, cuidados clínicos no pós-operatório de cães e gatos, introdução à filosofia política e eletricista residencial, entre outros. É disponibilizado material teórico e há um teste no final do curso. O certificado é pago.
Confira o site.

9. Certificado Cursos Online

Com material didático disponível em PDF e prova, a plataforma oferece cursos de inglês, mecânica automotiva, gastronomia, corte e costura, chaveiro, bolsa de valores e secretariado, entre outras opções. O certificado é pago.
Confira o site.

10 . Escon

São oferecidos cursos como adestramento de cães, alemão básico, assistente contábil, atendente de farmácia, atendimento ao público, auxiliar de biblioteca, auxiliar de laboratório e auxiliar de instrumentação cirúrgica, entre outros. Os cursos têm material teórico e uma prova. O certificado é pago.
Confira o site

Conhece algum site de cursos gratuitos que não está nessa lista? Envie sua sugestão para o e-mail luana.kanitz@zerohora.com.br.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias