Conheça o app substitui o título de eleitor - Notícias

Versão mobile

 

Tutorial13/08/2018 | 09h21Atualizada em 13/08/2018 | 09h21

Conheça o app substitui o título de eleitor

Aplicativo dispensa o uso do título físico, caso feito o recadastramento biométrico

Perdeu o seu título de eleitor e não conseguiu fazer a segunda via? Nas eleições de 2018 será possível apresentar o celular — ou melhor, o aplicativo do e-Título — para votar.

 Leia outras colunas da seção Tutorial 

O app está disponível na Google Play e na App Store. Depois de baixá-lo, basta inserir o número do título eleitoral, seu nome, o de seus pais e sua data de nascimento. Então, é gerado um e-título que, ao ser acessado pela primeira vez, grava o documento localmente e o deixa disponível.

Se o eleitor já tiver feito o cadastramento biométrico (cadastro das impressões digitais) junto à Justiça Eleitoral, a versão do e-Título virá acompanhada da foto do eleitor. Por isso, não será necessário levar nenhum outro documento na hora de votar. 

O e-Título tem como vantagem o fato de trazer informações básicas — como sua zona e seção —, o endereço do local de votação e a situação cadastral do eleitor em tempo real. O documento digital ainda permite emitir a certidão de quitação eleitoral e a certidão de crimes eleitorais por meio do QR Code, o que possibilita a leitura pelo próprio celular. 

Não se preocupe

Caso o eleitor ainda não tenha feito o recadastramento biométrico, a versão do e-Título será baixada sem a foto. Nesse caso, o eleitor será obrigado a levar outro documento oficial com foto para se identificar ao mesário durante a eleição.

O título de eleitor impresso continua valendo, mas é preciso lembrar que ele exige a apresentação de um documento com foto (como RG ou carteira de motorista). 

Como usar o e-Título

1 — Acesse a loja virtual do seu sistema operacional do smartphone — Google Play para Android e App Store para iPhone —e baixe o aplicativo.

Foto: Reprodução / e-Título

2 — Com o app instalado, a página inicial pede que você insira os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, número do título de eleitor, nome do pai e nome da mãe (se você não sabe o número do seu título, pode consultar no site do TSE, por meio deste site. Finalizando, pressione "Acessar".

Foto: Reprodução / e-Título

3 — Em seguida, na aba "Onde votar" você confere o endereço completo do seu local de votação e número da zona eleitoral, assim como o número da seção e a data da próxima eleição.

Foto: Reprodução / e-Título

4 — No dia de votar, basta apresentar o QR Code na aba "Validar" para registrar sua presença.

Tutorial online

O canal do YouTube da Justiça Eleitoral fez um vídeo explicando todo o passo a passo para configurar o aplicativo. Assista ao vídeo abaixo:

 Leia outras colunas da seção Tutorial 


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros