Notícias



Seu problema é nosso

Defeito em estação de bombeamento de esgoto próxima do Guaíba preocupa moradores na zona sul da Capital

Devido à falta de bombeamento, segundo o relato de Michele Rodrigues, moradora do local, os bueiros têm jorrado diretamente na rua

17/08/2018 - 09h43min

Atualizada em: 17/08/2018 - 16h54min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Sujeira corre pela Praça Inácio Antônio Silva

Mau cheiro, moscas e sujeira. Pontos de vazamento de esgoto cloacal no bairro Belém Novo, em Porto Alegre, vêm afetando a vida dos moradores da região. Devido à falta de bombeamento, segundo o relato da advogada Michele Rihan Rodrigues, 39 anos, moradora do local, os bueiros têm jorrado diretamente na rua. 

Leia mais
Falta de compressor cancela atendimentos em centro odontológico do IAPI, na Capital Pela segunda vez em dois anos, poste cai sobre casa de moradora de Canoas
Buraco em calçada na Avenida do Forte já existe há mais de um ano, em Porto Alegre

— Vivemos uma situação gravíssima com a omissão da prefeitura — desabafa Michele. 

O problema não é novo. Michele conta que já ocorreu em 2017. Um protocolo de atendimento aberto em 10 de agosto por um dos moradores mostra que jatos de água chegaram a ser usados para desentupimento dos bueiros, porém sem efeito duradouro. 

O publicitário Renato Pereira Júnior, 48 anos, morador do bairro, informou que o problema é mais antigo ainda, tendo ocorrido diversas vezes desde 2016. Ele afirma que os vazamentos sempre voltam, e que os moradores já abriram diversas reclamações. 

— Quando chove, a bomba não dá conta, e o vazamento volta — conta Renato. 

Um protocolo informado por Michele mostra reclamação de dezembro de 2016. 

— O problema é crônico. Mesmo quando a bomba da Estação de Bombeamento (EBE) Belém I funciona, temos problemas. Ou por ligações do cloacal na rede pluvial. Ou por conta de ligações do pluvial no cloacal. Quando chove, a rede não comporta o volume das chuvas e extravasa — explica a advogada. 

Alagamentos 

Pelo menos cinco locais de vazamento já foram identificados, conta Michele. Quando chove, a situação piora. Surgem pontos de alagamento com esgoto próximos à Escola Estadual Evaristo Flores da Cunha, na Praça Inácio Antônio Silva, e do posto de saúde de Belém, na Rua Florêncio Faria.

— Os moradores identificaram (os pontos). Pode ser que tenham outros — alerta Michele. 

A sujeira também vaza em direção à margem do Guaíba, comprometendo a utilização da água por pescadores. Michele conta que um funcionário da EBE Belém I avisou informalmente aos moradores que o problema é devido a uma bomba estragada, que inviabiliza todo o trabalho na estação.

— Sem contar a incoerência de se gastar fortunas em revitalização enquanto vemos esgoto em grande quantidade ser despejado no Guaíba, que nos abastece de água para consumo da população — critica a advogada. 

Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Esgoto sem tratamento chega à margem do Guaíba, no Belém Novo

Motor estragado parou a estação 

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) informou que ocorreu um "problema operacional na Estação de Bombeamento Belém Novo no mês passado e foram realizados procedimentos para solucioná-lo".

O motivo da parada de todo o bombeamento na EBE Belém I teria sido um problema no motor, sendo necessário retirá- lo para conserto. O Dmae ainda afirma que o funcionamento da estação já foi normalizado. 

No entanto, contatada pelo DG, a moradora Michele garantiu que o problema persiste, como no ponto próximo à Praça Inácio Antônio da Silva. A advogada enviou vídeos e fotos à reportagem mostrando os vazamentos ainda ontem. 

Comunicado sobre a alegação dos moradores, o Dmae reiterou que o problema já foi resolvido, além de garantir que equipes estão monitorando o funcionamento e que, em vistoria ao local ontem, não foi identificado vazamento.

*Produção: Ásafe Bueno

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso



MAIS SOBRE

Últimas Notícias