Notícias



CULTURA E LAZER

Ilha da Pintada recebe evento da Semana Municipal da Juventude

A Semana conta com diversas programações para jovens e adolescentes

13/08/2018 - 07h00min

Atualizada em: 13/08/2018 - 11h35min


Maria Eugenia Bofill
Enviar E-mail
Anderson Fetter / Agencia RBS
Banda Dall foi uma das atrações do Colaí na Praça

Parte da programação da Semana Municipal da Juventude, a Praça Salomão Pires Abraão, na Ilha da Pintada, recebeu ontem o Colaí na Praça — Um olhar para a Juventude. A tarde de domingo contou com atrações musicais, atividades esportivas, como slackline e vôlei, exposição e barraca de gastronomia. Entre uma atração e outra, foram abordados pela organização temas sobre os direitos da juventude e a importância da ocupação dos espaços públicos.

Já conhecido pela comunidade, o Colaí na Praça é promovido pelo coletivo Colaí Movimento de Cultura, criado e composto por jovens moradores da Ilha.

— A ideia do coletivo é realizar ações culturais com a comunidade, com a intenção de ocupar o espaço público, que a população se aproprie dos locais — explica o presidente do Movimento, Ismael Franco, 32 anos.

Leia mais notícias do Diário Gaúcho

Com sucesso, a praça foi tomada por diversas famílias com crianças e grupos de amigos, que estavam lá para aproveitar o domingo na beira do Guaíba.

— É muito bom, principalmente para os adolescentes, que quase nunca tem nada desse tipo — destacam as irmãs Marta e Marcia Leal, 39 e 45 anos, que estavam com os filhos curtindo a tarde.

Arrecadação

Anderson Fetter / Agencia RBS
Jovens e crianças aproveitaram para aprender slackline

Moradora da Ilha, Cristiane Moraes, 34 anos, estava com toda a família aproveitando o domingo de sol na praça.

— Esses eventos deveriam ter com mais frequência, gostamos bastante. É bom para a família se reunir, as crianças aproveitam — diz.

Os alunos do 3º ano da escola Almirante Barroso estavam com uma barraca vendendo quitutes para arrecadar dinheiro para a formatura do final do ano.

—É um jeito de reunir os amigos, interagir com outras pessoas, ouvir música. É muito legal — aponta Cíntia Cabral, 17 anos, formanda.

— Nunca tem nada semelhante a isso, fazia algum tempo que não tinha esse tipo de evento. É bom, assim reunimos os amigos — comenta Vitória Capiotti, 14 anos.

Cultura e lazer

Anderson Fetter / Agencia RBS
Jovens curtiram o domingo de sol na Praça da Ilha da Pintada

O Colaí foi criado em 2012, a partir de uma necessidade de ocupação da praça da Ilha, quando os jovens identificaram que as famílias estavam se afastando do local. A partir de então são realizadas diversas ações de lazer e cultura para aproximar a comunidade, principalmente os jovens, dos espaços públicos.

— Os jovens são muito carentes de atividades de lazer e cultura aqui na Ilha, então o coletivo tem um papel cumpre um papel muito importante — afirma Bruna Ferreira, 18 anos, estudante de Psicologia e membro do Movimento.

Além dos eventos na praça, o coletivo tem o Colaí na Pelada e o Colaí no Carnaval.

— Assim, o coletivo surgiu para suprir uma demanda que já existia. Para os jovens ocuparem o tempo com uma coisa boa — afirma a estudante.

O Colaí na Praça estava fora da programação há quase dois anos. Agora, segundo os participantes, a ideia é realizar mensalmente o evento.

— A comunidade sentia falta de programas desse tipo, nos cobraram muito para fazermos de novo — conta o vice-presidente do Movimento, Erick Oliveira, 16 anos.

Programe-se

– A Semana Municipal da Juventude conta com uma programação diversificada até o próximo domingo, em diferentes bairros da Capital.

– Na quarta-feira, no largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público, haverá a Estação da Juventude, das 10h às 18h. Serão diversas atividades culturais, além de orientações jurídicas, sobre direito do consumidor, mercado de trabalho, medidas de proteção ao meio ambiente, separação correta de resíduos, identidade jovem, informações para o público LGBT+, inscrições para cursos gratuitos e testes rápidos de HIV e sífilis.

– A programação completa pode ser consultada no site da Prefeitura de Porto Alegre: bit.ly/semanajuventude.

Anderson Fetter / Agencia RBS
Semana Municipal da Juventude conta com uma programação diversificada até o próximo domingo



MAIS SOBRE

Últimas Notícias