Notícias



Benefícios

INSS começa a pagar a primeira parcela do 13º salário aos aposentados; confira as datas

Valores para aposentados e pensionistas serão depositados até 10 de setembro na folha de pagamento mensal da Previdência

27/08/2018 - 06h00min

Atualizada em: 27/08/2018 - 09h02min


GZH
GZH
Genaro Joner / Agencia RBS
Recebe primeiro quem ganha até um salário mínimo

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a antecipação da primeira parte do abono anual, o popular 13º salário, a partir desta segunda-feira (27).  O depósito será realizado na folha de pagamento mensal do INSS, até 10 de setembro, conforme o número do benefício (confira abaixo). 

Os depósitos seguem o modelo dos anos anteriores. Recebe primeiro quem ganha até um salário mínimo: nos últimos cinco dias úteis do mês referente ao pagamento. Nos primeiros cinco dias úteis do mês seguinte, setembro, ocorre o depósito para quem recebe acima de um salário mínimo.  

Terão direito ao adiantamento cerca de 30 milhões de segurados em todo o Brasil, segundo o INSS, correspondendo a pagamento total de R$ 20,6 bilhões. Para conferir o dia de pagamento, os beneficiários podem usar o buscador abaixo indicando o último número do cartão de benefício (tire o dígito) e informando se recebe até um salário mínimo ou mais. O resultado mostrará o mês de referência à esquerda e a data do pagamento à direita.    

Fique atento ao valor

Mas é importante que os segurados fiquem atentos: nem todos receberão a exata metade do que ganham todo mês da Previdência Social. Quem já recebia o benefício em janeiro deste ano pode esperar 50% do valor, mas para aqueles que começaram a ter direito a partir de fevereiro, o valor é proporcional ao número de meses em que receberá a aposentadoria ou pensão até o fim do ano. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias