Notícias



Após o fim da campanha

Porto Alegre ainda tem 7 mil doses de vacina contra a gripe

Imunização está disponível para toda a população . Veja os postos que ainda oferecem

30/08/2018 - 14h05min


Bibiana Dihl
Bibiana Dihl
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Mais de dois meses após o fim da campanha de vacinação contra a gripe, 7 mil doses da vacina ainda estão disponíveis em postos de saúde de Porto Alegre. Toda a população pode se vacinar contra a doença, que já causou nove mortes na Capital.

As vacinas estão disponíveis em 24 unidades de saúde, o que, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cobre todas as regiões da cidade. Entre os postos com a vacinação, está o Centro de Saúde Modelo, que fica no bairro Santana e funciona até as 22h. 

A Capital vacinou 76,25% dos grupos prioritários durante a campanha de vacinação contra a gripe, que se encerrou em 22 de junho. A Secretaria de Saúde lembra que, além das vacinas contra a gripe ainda estarem disponíveis, também está em andamento a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, focada em crianças de um a cinco anos incompletos.

Nesta semana, subiu para 72 o número de mortes por gripe no Rio Grande do Sul, com a atualização feita pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde. Em 2018, são 528 casos de gripe no Estado, número maior do que no mesmo período do ano passado, quando 434 foram registrados.

A Secretaria Estadual de Saúde pede que as pessoas foquem também em medidas de prevenção, já que o tempo de imunização após a aplicação da vacina é de cerca de duas semanas. A principal recomendação é lavar as mãos várias vezes ao dia, com sabão ou álcool gel, principalmente depois de tocar superfícies de locais públicos. Também é aconselhado evitar passar as mãos em olhos, boca e nariz. Outras medidas envolvem cobrir nariz e boca quando for espirrar ou tossir, usando a "dobra" do braço ou lenço descartável, não partilhar objetos de uso pessoal, ventilar os ambientes e, no caso de aparecimento de sintomas, evitar aglomerações e reduzir contatos sociais.

Postos onde há vacinação contra a gripe:

- Alto Embratel
- Belém Velho
- Bom Jesus
- Coinma
- Cristal
- Estrada dos Alpes
- Glória
- Graciliano Ramos
- Jardim Carvalho
- Jardim Cascata
- Jardim Protásio Alves
- Mato Sampaio
- Milta Rodrigues
- Modelo
- Morro Santana
- Nossa Senhora de Belém
- Osmar Freitas
- Primeiro de Maio
- Rincão  
- Safira Nova
- Santa Anita
- Santa Cecília
- Santa Tereza
- Vila dos Comerciários


MAIS SOBRE

Últimas Notícias