Notícias



Oportunidade

Programa de intercâmbio oferece bolsas nos Estados Unidos

Oportunidades são para estudantes de pós-graduação, pesquisadores e professores

23/08/2018 - 10h51min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Marcelo Camargo / Agência Brasil
Inscrições vão até 23 de setembro

A Comissão Fulbright, que integra o Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do governo dos Estados Unidos, está com inscrições abertas em bolsas acadêmicas para brasileiros estudantes de pós-graduação, pesquisadores, professores universitários e professores de inglês recém-graduados. 

Os benefícios variam de acordo com a bolsa e podem incluir visto, passagem aérea, seguro, valores em dinheiro para auxílio, entre outros. Os interessados podem se inscrever na bolsa pretendida, neste site, até 23 de setembro. Não há cobrança de taxa de inscrição. Confira, abaixo as oportunidades e requisitos.

Doutorado sanduíche

30 bolsas de nove meses com início em agosto/setembro de 2019 e término em abril/maio do ano seguinte para estudantes de doutorado brasileiros em todas as áreas do conhecimento.
Requisitos: estar matriculado em curso de doutorado no Brasil, ter proficiência em inglês, residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção, entre outros. Confira todos neste site

Ensinar Português nos EUA

O Foreign Language Teaching Assistant Program (FLTA) oferece até 20 bolsas de nove meses para brasileiros ensinarem português nos Estados Unidos. Os selecionados irão auxiliar no ensino de português em diversas universidades norte-americanas e irão também frequentar cursos sobre a cultura e história dos Estados Unidos, além de outras disciplinas de seu interesse.
Requisitos: possuir bacharelado ou licenciatura em língua portuguesa e/ou inglesa, com conclusão do curso após 31 de dezembro de 2013, ter proficiência em inglês, residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção, entre outros. Confira todos os requisitos e benefícios neste site.

Professor/pesquisador  visitante

São 10 bolsas de três ou quatro meses de duração para professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, que irão realizar pesquisas e/ou ministrar palestras em universidades ou centros de pesquisa nos Estados Unidos.
Requisitos: ter concluído doutorado antes de 1º de janeiro de 2012, ser membro ativo com dedicação exclusiva do corpo docente de instituição de Ensino Superior ou instituição de pesquisa, ter proficiência em inglês, entre outros. Confira todos os requisitos e benefícios neste site.

Professor/pesquisador júnior

O programa oferece até 10 bolsas destinadas a jovens doutores em qualquer área do conhecimento, que sejam professores com vínculo permanente com instituições de Ensino Superior brasileiras. Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em universidades ou centros de pesquisa nos EUA, por três ou quatro meses.
Requisitos: ter concluído o doutorado após 31 de dezembro de 2011, ser membro do corpo docente em instituições de Ensino Superior brasileiras ou institutos de pesquisa em tempo integral e ter fluência em inglês, entre outros. Confira todos os requisitos e benefícios neste site.

Cátedra em Estudos Brasileiros na Emory University, Atlanta

Uma bolsa para professor brasileiro experiente para realizar pesquisa, ministrar palestras, seminários e cursos para estudantes de pós-graduação por até quatro meses.
Requisitos: ter concluído doutorado antes de 31 de dezembro de 2010, ter dez anos de experiência profissional nas áreas de ciências humanas e sociais, bem como saúde pública e biomedicina, com produção intelectual compatível e ter fluência em inglês, entre outros. Confira todos os requisitos e benefícios neste site.

Cátedra na  University of Nebraska, Lincoln 

Uma bolsa destinada a professores e pesquisadores na área das Ciências Agrárias com foco na ampliação da produtividade e eficiência dos sistemas agrícolas. O candidato selecionado deverá passar quatro meses ministrando cursos e/ou realizando pesquisa.
Requisitos: ter concluído o doutorado antes de 31 de dezembro de 2010, ter dez anos de experiência profissional qualificada na área e ter fluência em inglês, entre outros. Confira todos os requisitos e benefícios neste site.

Cátedra em Estudos Brasileiros na Universidade de Massachusetts, Amherst

Uma bolsa voltada para acadêmicos atuantes na pesquisa e docência nas áreas de relações raciais, estudos feministas/de gênero, movimentos sociais, políticas sociais, antropologia cultural, sociologia política, economia política, história, estudos culturais ou comunicação. O candidato selecionado deverá lecionar uma disciplina para pós-graduação, na sua área de especialidade no departamento correspondente, durante a estadia de quatro meses.
Requisitos: ter concluído doutorado até 31 de dezembro de 2010, ter dez anos de experiência profissional na área de ciências humanas ou sociais com produção intelectual compatível e ter fluência em inglês, entre outros. Confira todos os requisitos e benefícios neste site.

Cátedra em Estudos Brasileiros na Universidade de Texas, Austin

Uma bolsa voltada a professores e pesquisadores com experiência comprovada. O candidato selecionado deverá lecionar uma disciplina para pós-graduação ou graduação avançada em tema relacionado a Tensões Sócio-Culturais e Políticas Públicas Educacionais no Brasil.
Requisitos: ter concluído doutorado até 31 de dezembro de 2010, ter dez anos de experiência profissional na área de ciências humanas ou sociais com produção intelectual compatível e ter fluência em inglês, entre outros. Confira todos os requisitos e benefícios neste site.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias