Notícias



Tutorial

Aprenda a identificar informações falsas no Facebook

O fake tem sido usado para aplicar golpes, cometer roubos de dados e compartilhamento de notícias falsas

10/09/2018 - 11h13min

Atualizada em: 10/09/2018 - 12h41min


Reprodução / Google

Os perfis fakes (falsos, em inglês) são contas criadas com o objetivo de propagar informações falsas, principalmente, de forma malintencionada.  No Facebook, o fake tem sido usado para aplicar golpes, cometer roubos de dados e compartilhamento de notícias falsas. Em geral, estas contas usam fotos e informações de outras pessoas para conquistar amigos, de quem poderão roubar dados.  Além disso, usam também nomes e características (falsas) de empresas para chamar compradores e realizar vendas que, na verdade, não existem. 

 Leia outras colunas da seção Tutorial   

Os fakes também criam páginas de mídia e perfis falsos de políticos. Nestas contas, divulgam notícias mentirosas, normalmente com o foco em eleições, como pôde ser visto nos Estados Unidos e, agora, no Brasil – no final de julho, o Facebook excluiu 196 páginas e 87 perfis brasileiros que “faziam parte de uma rede coordenada que se ocultava com o uso de contas falsas no Facebook”, segundo a própria rede social. 

Facebook e fakes 

De acordo com as regras da rede social, não são permitidas representações falsas. Entre as proibições, estão o uso de data de nascimento e identidade não verdadeiros e de fotos de terceiros com o objetivo explícito de enganar. Além disso, os padrões de comunidades na rede apontam para a proibição de perfis com finalidade de enganar as pessoas sobre o conteúdo ou destino dos links externos. 

Reconheça uma conta falsa

 Antes de aceitar uma amizade com uma pessoa no Facebook ou passar a seguir as publicações de um usuário ou página que você não conhece, o correto é verificar se os dados do perfil estão de acordo com a realidade ou trata- se de uma conta de mentira. Esta é a hora de ser um pouco detetive. Para isso, busque o nome da pessoa no Google e veja o que aparece relacionado a ela. Outra opção é estudar as informações do perfil, como cidade, trabalho e instituição de ensino. 

Caso a pessoa esteja estudando e resida em uma cidade longe da escola ou universidade, desconfie. Amigos em comum ou pessoas que interagem com a página também podem contribuir para a sua investigação. 

Como denunciar um perfil falso 

Se você acredita que um perfil não é verdadeiro, pode denunciá- lo. Para isso, no celular, clique no menu de três pontinhos, onde está escrito “Mais” (ao lado de “ Mensagem”). No computador, quando você abre o Face, os três pontinhos estão ao lado de “Acenar”. Depois disto, clique em “Fornecer feedback ou denunciar este perfil”. Com isto, o Facebook vai investigar o perfil. E, não se preocupe: seu nome não será revelado. 

 Leia outras colunas da seção Tutorial   





MAIS SOBRE

Últimas Notícias