Artesãos transformam sucata em arte - Notícias

Versão mobile

 

EXPOINTER01/09/2018 | 07h00Atualizada em 01/09/2018 | 07h00

Artesãos transformam sucata em arte

Conheça o trabalho de três expositores que transformam lixo em peças expostas na Expoargs, nos pavilhões da Feira

  

 PORTOALEGRE -RS BR 28.08.2018Luciano Oliveira, artesão de Santana da Boa Vista, esta participando da expointer na feira do aretesão.FOTÓGRAFO: TADEU VILANI AGÊNCIARBS
Esculturas são todas feitas de material coletado em oficinas e ferros velhosFoto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

Neste último final de semana de Expointer, uma das atrações que valem a pena a visita é a 35ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs). Entre artigos de cutelaria, lã, couro e tapeçaria, destaca-se o trabalho diferenciado de três artesãos que transformam o lixo em arte. 

Leia mais
VÍDEO: a identificação de Capu com os pequenos animais na Expointer
As delícias do Brasil na Feira de Agricultura Familiar 
 Legado deixado por Paixão Côrtes inspira tradicionalistas

Em meio aos 290 expositores de 46 municípios gaúchos está Luciano Oliveira, 31 anos. De Santana da Boa Vista, veio para a Expointer mostrar o trabalho que começou como um hobby. A produção dos objetos de decoração e de esculturas, feitas a partir de peças encontradas em ferros-velhos, começou há cerca de três anos.

Como sempre teve afinidade por motos e por ter crescido vendo o avô trabalhando em sua oficina, o primeiro trabalho foi uma motocicleta. Ficou terrível, lembra o artesão. Mas, mesmo com o fracasso, o funcionário público não desistiu e seguiu juntando peças, soldando e transformando-as em esculturas.

– Vim com a intenção de divulgar o trabalho, não imaginava que venderia tanto. Estou até pensando em levar mais a sério – conta, entusiasmado.


 PORTOALEGRE -RS BR 28.08.2018Luciano Oliveira, artesão de Santana da Boa Vista, esta participando da expointer na feira do aretesão.FOTÓGRAFO: TADEU VILANI AGÊNCIARBS
Luciano utiliza o tempo livre para criar suas artesFoto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

Tempo livre

O tempo depois do trabalho e os finais de semana são usados para criar esculturas de cavalos e mulheres, mesas, abajures, motos e tudo o que vier à cabeça. Para ele, tudo pode ser reaproveitado: cadeados, ferraduras de cavalo, ferramentas quebradas, peças de carros, motos e bicicletas.

— O que é mais prazeroso é ver o que era lixo voltando para dentro de casa de maneira útil — diz Luciano.

É também nos ferros-velhos, porém em Pelotas, que David Conde, 25 anos, busca seus materiais de trabalho. O artista que cresceu se inspirando no pai, o também artesão Georges Conde, 64 anos, expõe pela primeira vez na Feira. Das mãos de David e Georges, saem pequenas esculturas, anéis, colares, mesas. O trabalho é todo feito a mão.

David também busca matéria prima dos ferros velhos de PelotasFoto: Maria Eugenia Bofill / Agência RBS

— Além da redução de custos, tem o cuidado com o meio ambiente. É algo que as pessoas colocariam fora e é reaproveitado — afirma David.

Pedro Eduardo Azevedo Rodrigues, 49 anos, com a Lixo e Arte Mosaicos. O artesão, ao lado da esposa, Juliana Potter, 52 anos, produz artigos de mosaico com cascas de ovos. O casal de Santa Maria cria mais de 60 itens reciclando o lixo orgânico há 22 anos. 

A ideia de unir arte e sustentabilidade foi de Juliana, mas hoje o trabalho é feito por ambos. As cascas viram mosaicos em mesas, porta-guardanapos, vasos de flores, espelhos e diversos outros artigos para a casa.

— É uma arte utilitária, e pode ser utilizada tanto interna quanto externamente — aponta Pedro.

Pedro produz artigos de mosaico com cascas de ovosFoto: Maria Eugenia Bofill / Agência RBS

Para uma mesa redonda pequena, o artesão conta que são utilizadas de cinco a seis dúzias de ovos. Após recolherem os resíduos em restaurantes e padarias, a casca passa por limpeza e secagem até transformar-se em pedacinhos para virar arte. A mesa, por exemplo, leva cerca de cinco dias para ficar pronta, depois de passar pelos processos de colagem, pintura, secagem e verniz.

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros