Notícias



EXPOINTER

Artesãos transformam sucata em arte

Conheça o trabalho de três expositores que transformam lixo em peças expostas na Expoargs, nos pavilhões da Feira

01/09/2018 - 07h00min


Maria Eugenia Bofill
Enviar E-mail

  

Tadeu Vilani / Agencia RBS
Esculturas são todas feitas de material coletado em oficinas e ferros velhos

Neste último final de semana de Expointer, uma das atrações que valem a pena a visita é a 35ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs). Entre artigos de cutelaria, lã, couro e tapeçaria, destaca-se o trabalho diferenciado de três artesãos que transformam o lixo em arte. 

Em meio aos 290 expositores de 46 municípios gaúchos está Luciano Oliveira, 31 anos. De Santana da Boa Vista, veio para a Expointer mostrar o trabalho que começou como um hobby. A produção dos objetos de decoração e de esculturas, feitas a partir de peças encontradas em ferros-velhos, começou há cerca de três anos.

Como sempre teve afinidade por motos e por ter crescido vendo o avô trabalhando em sua oficina, o primeiro trabalho foi uma motocicleta. Ficou terrível, lembra o artesão. Mas, mesmo com o fracasso, o funcionário público não desistiu e seguiu juntando peças, soldando e transformando-as em esculturas.

– Vim com a intenção de divulgar o trabalho, não imaginava que venderia tanto. Estou até pensando em levar mais a sério – conta, entusiasmado.


Tadeu Vilani / Agencia RBS
Luciano utiliza o tempo livre para criar suas artes

Tempo livre

O tempo depois do trabalho e os finais de semana são usados para criar esculturas de cavalos e mulheres, mesas, abajures, motos e tudo o que vier à cabeça. Para ele, tudo pode ser reaproveitado: cadeados, ferraduras de cavalo, ferramentas quebradas, peças de carros, motos e bicicletas.

— O que é mais prazeroso é ver o que era lixo voltando para dentro de casa de maneira útil — diz Luciano.

É também nos ferros-velhos, porém em Pelotas, que David Conde, 25 anos, busca seus materiais de trabalho. O artista que cresceu se inspirando no pai, o também artesão Georges Conde, 64 anos, expõe pela primeira vez na Feira. Das mãos de David e Georges, saem pequenas esculturas, anéis, colares, mesas. O trabalho é todo feito a mão.

Maria Eugenia Bofill / Agência RBS
David também busca matéria prima dos ferros velhos de Pelotas

— Além da redução de custos, tem o cuidado com o meio ambiente. É algo que as pessoas colocariam fora e é reaproveitado — afirma David.

Pedro Eduardo Azevedo Rodrigues, 49 anos, com a Lixo e Arte Mosaicos. O artesão, ao lado da esposa, Juliana Potter, 52 anos, produz artigos de mosaico com cascas de ovos. O casal de Santa Maria cria mais de 60 itens reciclando o lixo orgânico há 22 anos. 

A ideia de unir arte e sustentabilidade foi de Juliana, mas hoje o trabalho é feito por ambos. As cascas viram mosaicos em mesas, porta-guardanapos, vasos de flores, espelhos e diversos outros artigos para a casa.

— É uma arte utilitária, e pode ser utilizada tanto interna quanto externamente — aponta Pedro.

Maria Eugenia Bofill / Agência RBS
Pedro produz artigos de mosaico com cascas de ovos

Para uma mesa redonda pequena, o artesão conta que são utilizadas de cinco a seis dúzias de ovos. Após recolherem os resíduos em restaurantes e padarias, a casca passa por limpeza e secagem até transformar-se em pedacinhos para virar arte. A mesa, por exemplo, leva cerca de cinco dias para ficar pronta, depois de passar pelos processos de colagem, pintura, secagem e verniz.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias