Notícias



Piquetchê do DG

Confira a programação do desfile farroupilha na Capital e Região Metropolitana

Feriado de 20 de setembro será marcado por desfile na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, na Capital, e em outras onze cidades da Grande Porto Alegre 

19/09/2018 - 16h34min

Atualizada em: 20/09/2018 - 08h13min


Carolina Lewis
Carolina Lewis

Correção: até as 7h45min, o texto informou que o desfile cívico e militar começaria às 8h30min. O horário correto é às 10h. O texto já foi corrigido.

Na Capital, o tradicional desfile em comemoração ao 20 de setembro, será realizado na manhã desta quinta-feira (20), na Avenida Edvaldo Pereira Paiva. Como de costume, o trajeto será realizado no sentido bairro-centro em direção à Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto com dispersão na Rótula das Cuias, na Avenida Augusto de Carvalho. A Avenida Edvaldo Pereira Paiva ficará bloqueada nos dois sentidos de circulação, a partir das 5h desta quinta-feira até o final da apresentação.  

O início do evento está previsto para as 8h30min, com o desfile cívico do Governo do Estado do Rio Grande do Sul junto com a Polícia Civil, Brigada Militar, Susepe, Corpo de Bombeiros e Instituto Geral de Perícias. Às 10h, ocorre o desfile das entidades tradicionalistas com a participação de 59 piquetes e cerca de 1 mil cavalarianos. 

Leia também:
Aprenda a fazer duas receitas tradicionais do RS
Saiba como são confeccionados os trajes tradicionalistas

Neste ano, o desfile temático com apresentações culturais de CTG's — que desde 2014 vinha sendo incorporado ao desfile tradicionalista – não ocorrerá. Segundo o Movimento Tradicionalista Gaúcho, a entidade está planejando como o espetáculo, que não tem acontecido por falta de verba, pode voltar a ser realizado a partir do ano que vem.

Os encerramento dos festejos farroupilhas ocorrem às 19h30min com a cerimônia de extinção da Chama Crioula no Acampamento Farroupilha (Parque Maurício Sirotsky Sobrinho) e show de Érlon Péricles, às 21h, ambos no palco principal. As atividades do acampamento foram prorrogadas e o evento segue aberto ao público até domingo (23). 

Onze municípios da Região Metropolitana também realizam desfiles farroupilhas e oferecem atrações gratuitas para o fechamento da Semana Farroupilha. Confira:

ALVORADA
O desfile temático está marcado para às 15h. A concentração será na Avenida Maringá, próximo da prefeitura, onde está instalado o Acampamento Farroupilha, e a dispersão será na Avenida Getúlio Vargas, próximo do número 2.085. A atividade terá a participação de nove CTG's que farão encenações e apresentações de danças, além de 40 piquetes e 1200 cavaleiros.
Atrações: às 20h será realizada a cerimônia de extinção da Chama Crioula, e às 21h, show com grupo Marca de Campo no Acampamento Farroupilha. 

ELDORADO DO SUL
A cidade realiza desfile temático com o tema da Semana Farroupilha, Tropeirismo, a partir das 9h na Avenida Emancipação. O evento terá a participação 29 entidades tradicionalistas e aproximadamente 300 cavalarianos. O ponto final será na Praça Fabricio Correa Borges (entre a Rua Dionísio Bortowsky e a Avenida Emancipação), ao lado da Câmara de Vereadores, onde está montado o Acampamento Farroupilha.
Atrações: a cerimônia de extinção da Chama Crioula será às 18h no Acampamento Farroupilha.

CANOAS
O desfile inicia às 9h, na Avenida das Canoas, e segue em direção ao Parque Eduardo Gomes, onde está o Acampamento Farroupilha. O trajeto irá percorrer as ruas República, Coronel Vicente, Guilherme Shell, Bartolomeu de Gusmão e 24 de outubro. Entidades tradicionalistas e piquetes farão apresentações culturais em cima de 15 caminhões decorados. O desfile também deve contar com mais de 600 cavalarianos.
Atrações: as atividades do acampamento ocorrem durante todo o dia com gincana cultural, desfile de laço e shows. Às 21h30min Pedro Ernesto Denardin e o grupo Os Nego Veio se apresentam no palco principal. O encerramento será com o grupo Tchê Guri às 23h. 

CACHOEIRINHA
A cidade não realizará desfile em comemoração ao 20 de setembro, mas promove festejos farroupilhas no CTG Rancho da Saudade (Av. Frederico Augusto Ritter, 2626), onde ocorre a 32ª Ronda Crioula. A cerimônia de extinção da Chama Crioula será realizada no local às 18h. As atividades do evento seguem até domingo com show, bailes, apresentação de invernadas e rodeios. Nesta quinta-feira, ocorre show com o Grupo "Os Tiranos" às 21h. 

ESTEIO
Os cavalarianos partirão do acampamento farroupilha, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil às 9h30min. Eles seguirão pela Avenida Celina Kroeff, percorrendo o Viaduto da Padre Felipe e acessando a Avenida Presidente Vargas. Também passarão pela Casa de Cultura na Rua Padre Felipe, e retornarão ao Parque Assis Brasil. Não haverá desfile temático.
Atrações: às 12h será realizado almoço festivo no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil e às 16h show com o grupo Tchê Guri. O encerramento oficial do evento está marcado para as 18h. 

GUAÍBA
O município realiza desfile tradicionalista temático com o tema da semana farroupilha, a partir das 10h na Avenida João Pessoa, em frente o "caisinho". Cerca de 30 representantes de entidades tradicionalistas, entre piquetes e CTG', participam do evento.
Atrações: haverá show com César Oliveira e Rogério Melo às 20h30min e o encerramento será com baile do grupo Os Gaudérios Fandangueiros às 21h45min, ambos no acampamento farroupilha.

GRAVATAÍ
Pela primeira vez, o desfile da cidade ocorrerá no turno da manhã, às 10h, com saída do CTG Carreteiros da Saudade (Rua Borges de Medeiros, 663), seguindo pela Rua Senador Rei Brito até o Parcão da Parada 79 e chegando até a Avenida Brasil, parada 72. O evento contará com a presença de 20 entidades tradicionalistas da região que realizarão apresentações culturais.
Atrações: a cidade não realiza acampamento farroupilha

SÃO LEOPOLDO
Entidades tradicionalistas e 16 escolas da rede municipal realizam desfile tradicionalista na Avenida Dom João Becker, a partir das 10h. A concentração será na Avenida Mauá a partir das 9h. Cerca de 700 pessoas devem participar do desfile.
Atrações: no Acampamento do Bairro Vicentina, montado no Parque de Recreação do Trabalhador, ocorre bailanta com o Grupo Jeito Gaudério, às 15h. Já no acampamento do bairro Feitoria (Rua Otto Daudt, 831), o grupo Eco do Pampa se apresenta às 16h e a cerimônia de extinção da Chama Crioula está prevista para as 20h. 

SAPUCAIA DO SUL
A cidade realiza desfile temático com a participação de 50 piquetes e cerca de 400 cavalarianos. A saída está prevista para as 10h, no Parque Municipal de Eventos Jayme Caetano Braun (Rua Monteiro Lobato, nº 244, bairro Cohab, Sapucaia do Sul), onde está montado o acampamento farroupilha. O desfile seguirá pela Avenida Lúcio Bittencourt e retornará parque pela Rua João Rodrigues. Haverá uma parada no Centro da cidade, na Avenida Sapucaia, onde será realizada apresentação da Chama Crioula e interação com a comunidade.
Atrações: para marcar o encerramento das atividades, serão realizados bailes tradicionalistas às 16h, 18h e 20h. A cerimônia de extinção da Chama Crioula ocorre às 22h. 

SAPIRANGA
O desfile temático terá a participação de entidades tradicionalistas da região, que participam com carretas enfeitadas com o tema Tropeirismo. O início está marcado para às 9h, com saída da Rua Alberto Schmidt, passando pela Avenida João Corrêa em direção a Rua Sete de Setembro, onde ocorre a dispersão.
Atrações: o último dia de acampamento farroupilha de Sapiranga, no Parque do Imigrante, será marcado por apresentações de CTG's durante a tarde. O grupo "Os Guri do Vanerão" encerram os festejos com show às 20h. extinção da Chama próximo das 18h. 

NOVO HAMBURGO
A atividade ocorre a partir das 9h, na Avenida Pedro Adams Filho, no trecho entre as ruas Júlio Alchinger e Marcílio Dias. Desfilarão escolas municipais, estaduais, entidades, DTGs, CTGs e MTGs, além da Guarda Mirim e da Brigada Militar.
Atrações: o último dia de atividades do acampamento farroupilha fica por conta do show da dupla César de Oliveira & Rogério Melo, a partir das 17h no pavilhão 4 Fenac.

VIAMÃO
O município realiza desfile temático e campeiro com a participação de piquetes, CTGs, DTGs e outras entidades tradicionalistas. O evento inicia às 9h30min, na avenida Coronel Marcos de Andrade, com integração de invernadas, danças tradicionalistas e carros temáticos. Serão mais de 30 entidades participantes.
Atrações: o encerramento dos festejos será às 18h no Acampamento Farroupilha da cidade (Parque de Eventos do Sindicato Rural, na ERS-040, parada 69) com entrega das premiações do desfile farroupilha.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias