Notícias



Zona Sul

Dia de desfilar o orgulho de ser morador da Vila Tronco

Crianças e jovens caminharam pelas ruas do bairro de Porto Alegre no Desfile da Mocidade, que teve o tema Diversidade e Inclusão

06/09/2018 - 18h49min


Maria Eugenia Bofill
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

A Vila Tronco, na Capital, desfilou na manhã desta quinta-feira (6) todo o seu orgulho, em mais uma edição do Desfile da Mocidade. Promovido pela Associação dos Moradores e Amigos da Vila Tronco (Amavtron), reuniu escolas e instituições do local, com o tema Diversidade e Inclusão.

O desfile já é uma tradição para os moradores da Tronco, porém Luciano Cardoso, vice-presidente da Amavtron, acredita que em 2018 o evento tomou proporções maiores.  Luciano destaca que o objetivo é crescer ainda mais e, no próximo ano, contar com mais instituições:

– O desfile é de extrema importância, pois é uma ferramenta de inclusão da comunidade. É ocupar um espaço que é nosso. Porque a rua também é nossa. Não é só uma avenida para passar carros.

Leia mais
Possível paralisação de obra da Tronco desagrada moradores
Família está há seis meses sem receber aluguel social em Porto Alegre

Formada apenas por jovens da comunidade, a Banda Marcial da Amavtron foi uma das atrações do desfile. 

– É uma região complicada, da qual falam apenas sobre violência. Hoje é um dia de não violência. O resgate da tradição de uma banda foi uma ideia abraçada totalmente pela comunidade – diz o presidente da Amavtron, Paulo Jorge Cardoso.

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

O desfile era acompanhado por moradores e familiares das crianças e jovens. Neiva Alegre, 78 anos, observou, orgulhosa, o neto Leonardo durante todo o trajeto. O menino participava da banda.

– É um trabalho muito bom. No turno inverso da escola ele vai para a Associação, assim não fica ocioso – diz Neiva.

– Nos emocionamos junto com eles. É um resgate, nos remete à nossa infância. Algo que vinha se perdendo – aponta a coordenadora de cozinha Janaína Gonçalves.

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Obras na Tronco viraram novela

Em meio às manifestações de carinho pelo bairro, um assunto, volta e meia, dominava as conversas: a demora para a conclusão das obras de duplicação da Avenida Tronco. A obra era uma das previstas para a Copa do Mundo de 2014, mas não foi entregue até hoje. O trabalho, que foi interrompido em outubro de 2016, foi retomado em junho deste ano, com previsão de conclusão para 2020. Nos próximos dias, a prefeitura divulgará um novo cronograma sobre o andamento das obras e prazos de conclusão. 

– É um dos maiores problemas da região. Já houve quedas de moradores. Nos anos que a obra esteve paralisada, não tiveram o cuidado de isolar. Já estamos calejados de ouvir que as obras serão retomadas e finalizadas – diz o advogado Fabiano Negreiros.

Entre as principais reclamações dos moradores com relação às obras, está a mobilidade. 

– Tenho um filho cadeirante. Não tem onde passar, atrapalha muito – reclama a aposentada Neuza, 78 anos.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias