Notícias



AMIZADE

Do colégio para a vida inteira

Grupo de amigas da escola em Sapucaia do Sul se reúne duas vezes ao ano para matar a saudade e relembrar momentos da infância.

17/09/2018 - 07h00min


Maria Eugenia Bofill
Enviar E-mail
Robinson Estrasulas / Agência RBS
Alunas, professoras e diretora da Escola se reúnem duas vezes ao ano para relembrar os tempos de colégio

As alunas da professora Neuza, da Escola Estadual Padre Darcy Fernandes, de Sapucaia do Sul, levam a sério a afirmação de que as amizades da época do colégio duram a vida inteira. O domingo foi o dia escolhido para as amigas se reencontrarem, relembrarem momentos do colégio e colocar o papo em dia. 

As alunas, professoras e diretora da Escola se encontram duas vezes ao ano para manter o vínculo criado há 33 anos. Ontem, foi o terceiro encontro da turma, que estudou junto da 1ª a 4ª série, entre os anos de 1985 e 1988.

— A ideia surgiu para reaproximar as colegas. Algumas faziam muito tempo que não se viam — diz Bárbara Gomes, 40 anos.

— A escola tinha um regime familiar, era pequena e todos se conheciam. Acabamos criando vínculos muito fortes — conta a professora da 1ª série na época, Neuza Maria Cardoso Ferreira, 62 anos.

As alunas e professoras lamentam que hoje não exista tanta aproximação entre alunos e professores.

— Hoje é difícil esse vínculo, não se cria essa afinidade com os professores. Os hábitos que tínhamos antigamente acabam se perdendo — aponta Bárbara.

Inspiração

Miriam Rafo, 40 anos, que é professora atualmente, conta que ao entrar em sala de aula, tem Neuza como uma inspiração.

— Às vezes desanimo um pouco, mas então penso "o que minha profe faria?". Lembro que era aquela mistura de ternura, mas com muita firmeza — ressalta Miriam.

Neuza afirma que é muito gratificante encontrar as alunas de 1ª série formadas e seguindo em suas respectivas profissões. Mas, que ao mesmo tempo, não perdem a essência de quem eram há 33 anos.

— No primeiro reencontro, quando abracei elas, parecia que estava abraçando as minhas pequenas de sete anos — recorda.

Vínculos

Bárbara também é professora atualmente e afirma que deseja que os alunos mantenham a relações com os colegas e repitam a ação do grupo.

— Espero que no futuro, os meus alunos tenham essa vontade de se reencontrar.

— O bom de ser professora da 1ª série é a ligação que se cria. Pois eles chegam pequenos e tu marca para eles como a primeira professora, como quem ensinou a ler. E eles nos marcam também — destaca, entusiasmada Neuza — O reencontro nos deixa jovem, pois relembramos o que fazíamos, é uma alegria muito grande.

Últimas Notícias