Notícias



Seu problema é nosso

Esgoto vazando há quatro anos preocupa moradores do bairro Belém Novo, na Capital

Sujando o solo, exalando odor e atraindo moscas, o problema vem tirando a paz dos moradores há quatro anos

24/09/2018 - 10h10min

Atualizada em: 24/09/2018 - 10h12min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Foco de mau cheiro continua vazando

Em pelo menos quatro pontos diferentes, bueiros seguem jorrando esgoto cloacal, o esgoto doméstico, direto na rua no bairro Belém Novo, extremo sul de Porto Alegre. 

Leia mais
Espera por ônibus acontece no escuro, no Centro Histórico de Porto Alegre
Idoso de Arroio dos Ratos aguarda por leito em UTI há uma semana, em São Jerônimo
Em Taquara, deslizamento de terra interrompe acesso à Estrada do Feixe

Sujando o solo, exalando odor e atraindo moscas, o problema vem tirando a paz dos moradores há quatro anos, como conta a advogada Michele Rihan Rodrigues, 39 anos, que sofre com o problema há pelo menos dois anos. 

Os pontos de vazamentos foram mapeados pelos próprios moradores, segundo a advogada. Locais como a Praça Antônio da Silva, próximo ao número 25, a Rua Euclides Goulart, no limite com a Rua Inspetor Adalberto de Souza Remião, e na Avenida Beira Rio, próximo ao número 1.902. 

Em três desses locais, o esgoto deságua diretamente no Guaíba, comprometendo a atividade de pescadores da região, diz Michele. 

— Já esteve pior quando choveu — afirma a moradora. 

Conforme protocolos informados pela advogada, o problema persiste, ainda que medidas paliativas tenham sido tomadas. Constam nos registros que serviços de desentupimento da rede, como jatos de água, chegaram a ser tentados. Tudo sem sucesso duradouro. 

— Eles só fazem o pontual. Cada hora abre um ponto de extravasamento diferente — explica. 

Reincidente

No dia 17 de agosto, o Diário publicou matéria em que o Departamento Municipal de Águas e Esgoto (Dmae) havia garantido ter solucionado os vazamentos. Segundo a assessoria de imprensa do departamento, um problema em uma bomba dentro da Estação de Bombeamento Belém Novo teria causado os transtornos, mas o conserto já havia sido feito. 

No mesmo dia, Michele encaminhou imagens e vídeos confirmando que os problemas persistiam. Depois disso, outras reclamações formais foram direcionadas à prefeitura. Um protocolo do dia 3 deste mês informa que não foi possível atender o solicitado porque a rede estava "em carga devido ao bombeamento".

Estação precisa de novas bombas

Em contato com a assessoria de imprensa, o Dmae comunicou que o problema se deve "ao aumento do volume de esgotos que chegam na estação elevatória (bombeamento), sendo que grande parte desse volume é decorrente das chuvas".

No entanto, o informe oficial não deu prazos para resolução do problema. "O processo de compra dos equipamentos está em andamento, mas não é possível indicar previsão", afirma a nota.

Questionados sobre o porquê de o problema — a necessidade de bombas de maior capacidade —  ter sido encontrado somente agora, quatro anos após o início dos vazamentos, o Dmae afirmou que "a Estação já tem cerca de 20 anos e está no horizonte de projetos de melhorias e reformas, como o aumento da capacidade".

*Produção: Ásafe Bueno

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso



MAIS SOBRE

Últimas Notícias