Notícias



Cursos gratuitos

IFRS terá mais de 4,5 mil vagas em cursos técnicos e superiores em 17 campi do Estado

Inscrições começam em 8 de outubro e vão até 7 de novembro

06/09/2018 - 14h51min

Atualizada em: 06/09/2018 - 15h18min


Maiara Faust / Divulgação IFRS
Vagas estão em 17 sedes localizadas em 16 cidades gaúchas

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) irá oferecer mais de 4,5 mil vagas grátis para cursos técnicos em 17 sedes localizadas em 16 cidades gaúchas. Os cursos podem ser integrados ao Ensino Médio, concomitantes ao Ensino Médio, subsequentes ao Ensino Médio ou em cursos de graduação, incluindo bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia, para ingresso no primeiro semestre de 2019.

As oportunidades são em Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (nas sedes da Restinga e do Centro), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

Todos os cursos são gratuitos. Para ingressar, é preciso participar de um processo seletivo. Para os cursos técnicos integrados e concomitantes ao Ensino Médio, a seleção consiste em prova objetiva. Já para os cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio, e cursos superiores, o estudante pode optar por uma de três formas: ingresso mediante prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apenas por meio da nota do Enem, ou somente pela realização da prova. 

A taxa de inscrição é de R$ 35 para os cursos técnicos e R$ 50 para os cursos de graduação. É possível pedir gratuidade na taxa de inscrição, no período 17 a 28 de setembro. O edital de isenção será publicado em 14 de setembro . O prazo para se inscrever inicia em 8 de outubro e vai até 7 de novembro e os interessados poderão realizar a inscrição neste site. As provas serão aplicadas em 2 de dezembro.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias