Notícias



Papo Reto

Manoel Soares: "Se virem brancos e negros unidos, os racistas recuam"

Colunista comenta caso envolvendo advogada negra e pede que brancos se levantem contra atos de preconceito

15/09/2018 - 07h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Advogada foi algemada e presa em audiência no Rio de Janeiro

Ver a advogada Valéria dos Santos ser algemada e arrastada da sala de uma juíza, como eu vi nesta semana, foi chocante. Uma mulher negra que batalhou tipo bicho para ter um diploma e que, mesmo assim, não está imune ao racismo estrutural. Racismo que toda hora esfrega em nossa cara que são necessários mais que 130 anos de abolição para termos verdadeira liberdade. 

 Leia mais
Manoel Soares fala da facada em Bolsonaro
Manoel Soares fala do funk na orla do Guaíba
Manoel Soares apresenta Ezequiel, seu quinto filho

Alguns babacas chamam essa luta de mimimi, outros de vitimismo, mas a verdade é que preto exigindo direitos ainda soa como desrespeito. Sei que haverá aqueles que vão tentar me convencer que somos todos iguais, mas, de boa: seremos iguais quando 50% dos médicos, juízes e empresários tiverem a pele escura. Quando a Restinga tiver a mesma qualidade de serviço público que o Moinhos de Vento, quando as salas de aula da UFRGS tiverem metade de seus alunos negros. Por mais que a colonização do nosso Estado seja alemã e italiana, os 20% de negros compõem quase 50% da pobreza.

Sem forças

Amo cada pedaço desse chão que chamo de minha terra. E é por isso que não quero que pessoas racistas deem as cartas. Mas, hoje, peço aos amigos brancos que não têm nada contra negros que se unam e que, cada vez que vejam um ato de preconceito, se levantem e tomem a dor. É que, de tanto apanhar, alguns irmãos negros não têm forças para reagir. Se virem brancos e negros unidos, os racistas recuam.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias