Veja como foi o Desfile Farroupilha em Porto Alegre - Notícias

Versão mobile

 

20 de Setembro20/09/2018 | 13h42Atualizada em 20/09/2018 | 13h42

Veja como foi o Desfile Farroupilha em Porto Alegre

Aproximadamente 10 mil pessoas acompanharam o evento na Avenida Edvaldo Pereira Paiva

Veja como foi o Desfile Farroupilha em Porto Alegre Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
Chama Crioula foi conduzida pelo MTG, abrindo o Desfile Tradicionalista Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Carolina Lewis
Carolina Lewis

O Desfile Farroupilha começou por volta das 10h desta quinta-feira (20) em Porto Alegre. O público começou a chegar na Avenida Edvaldo Pereira Paiva próximo das 9h. Segundo a Polícia Militar, aproximadamente 10 mil pessoas acompanharam o desfile. O evento teve início com o desfile cívico, aberto pela banda da Brigada Militar e dois helicópteros, que sobrevoaram a via levando as bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul. Soldados do Comando Regional de Policiamento Ostensivo se apresentaram na sequência, seguidos de representantes do Grêmio Náutico União, do Tribunal da Justiça Militar e da Brigada Militar. 

Policiais da Tropa de Choque percorreram o percurso a pé e em caminhões. Eles soltaram uma fumaça azul durante a caminhada. O Batalhão de Operações Especiais (BOE) esteve presente com motos e soldados com cães farejadores. Também houve a participação do Colégio Tiradentes com sua banda.

A comitiva da Polícia Rodoviária levou carros e barcos do Comando Ambiental a reboque. Pela Polícia Civil, desfilaram pilchados integrantes do CTG Guardiões do Rio Grande do Sul. Corpo de Bombeiros, Susepe e Instituto Geral de Perícias também participaram em automóveis, e os cavalarianos da Brigada Militar fecharam o desfile cívico. 

 PORTO ALEGRE,RS,BRASIL.2018,09-20.Desfile Farroupilha.(RONALDOBAERNARDI/AGENCIA RBS).
Participação das mulheresFoto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Desfile Tradicionalista

Próximo das 11h, foi dado início ao Desfile Tradicionalista. Carregando a Chama Crioula, estavam os representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), entre eles, o presidente da entidade, Nairoli Callegaro. Eles estiveram à frente do cortejo que foi seguido pelas prendas e pelos peões representando as Regiões Tradicionalistas. Na sequência, os Piquetes e Centros de Tradições Gaúchos de Porto Alegre a pé e a cavalo.

 PORTO ALEGRE,RS,BRASIL.2018,09-20.Desfile Farroupilha.(RONALDOBAERNARDI/AGENCIA RBS).
58 piquetes participaramFoto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Ao todo, foram 58 entidades tradicionalistas participantes. Algumas levaram caminhões decorados com o tema da Semana Farroupilha, o Tropeirismo. O Piquete Mouro Velho chamou a atenção do público ao recriar um acampamento tropeiro em cima de um caminhão: nele, estavam mulheres com pistolas em mãos, representando as esposas que ficavam responsáveis pela casa quando os maridos iam para as tropeadas. 

 PORTO ALEGRE,RS,BRASIL.2018,09-20.Desfile Farroupilha.(RONALDOBAERNARDI/AGENCIA RBS).
Crianças marcaram presençaFoto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Os festejos da Semana Farroupilha serão encerrados hoje à noite, com a cerimônia de extinção da Chama Crioula às 19h30min, no palco principal do Acampamento Farroupilha da Capital. O acampamento, montado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, também encerra suas atividades nesta quinta-feira.

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros