Carnaval 2019 contará com a primeira ala de passistas plus size no Estado - Notícias

Versão mobile

 

CARNAVAL31/10/2018 | 07h00Atualizada em 31/10/2018 | 07h00

Carnaval 2019 contará com a primeira ala de passistas plus size no Estado

Projeto Plusamba Sul é vanguarda no RS. O objetivo do grupo é trabalhar a autoestima das mulheres. 

Carnaval 2019 contará com a primeira ala de passistas plus size no Estado Omar Freitas/Agencia RBS
Plusamba Sul trabalha também questões de autoestima, autoimagem e empoderamento feminino Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

Quem disse que samba no pé tem a ver com o peso da balança? A primeira ala de passistas plus size do Rio Grande do Sul vem para mostrar que quem veste tamanho 48 também tem direito de desfilar na Avenida.

O objetivo do Plusamba Sul vai muito além de desfiles de Carnaval. Quer reunir as mulheres o ano inteiro e trabalhar questões de autoestima, autoimagem e empoderamento feminino.

— O Carnaval é sazonal, então vamos além do evento. No Plusamba trabalhamos ação, ritmo e movimento. O Carnaval é o fim, mas o meio do caminho vale muito mais a pena — diz a integrante Rossele Carvalho, 40 anos.

O grupo de 23 mulheres plus size é uma extensão do Projeto Plusamba de São Paulo, que desfila na escola Camisa Verde.

As integrantes contam que a participação não é uma tarefa fácil, pelo preconceito que existe em relação a mulheres gordas. Mas o projeto já colhe frutos do que vem realizando há cerca de quatro meses. As participantes foram convidadas por diversas escolas para desfilarem no Carnaval do ano que vem e também participam de desfiles de lojas especializadas em roupas plus size.

Autoestima

 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL,  25/10/2018 : Projeto Plusamba Sul, destinado à mulheres acima do peso, que através da dança, promove ações dentro e fora do Carnaval, proporcionando além de entretenimento, a valorização da autoestima e bem-estar destas mulheres. (Omar Freitas/Agência RBS)
No carnaval de 2019, ala desfilará em quatro escolas do EstadoFoto: Omar Freitas / Agencia RBS

Trabalhar a autoestima das mulheres é a principal bandeira levantada pelo grupo:

— É importante estarmos todas juntas. É um empoderamento. É se encontrar nos teus iguais — ressalta a embaixatriz do Plusamba Sul, Dóris Macedo, 41 anos.

Nem todas as participantes sabem sambar ou tem atuações em escolas de samba, mas participam para trocar experiências e fazer amizades. 

— O Carnaval nasceu dos excluídos para os excluídos. Então, tem espaço para todos — enfatiza a embaixatriz.

— O tamanho não limita as pessoas a nada, queremos que existam mais espaços para mulheres plus size nas escolas de samba — diz a diretora do grupo gaúcho, Rosana Lopes, 36 anos.

— O Carnaval tem um estereótipo de mulheres e estamos conseguindo quebrar esse padrão. Já há mulheres plus size como rainhas de bateria — Dóris, que é rainha da bateria da escola Copacabana.

No Carnaval de 2019, as Plusamba Sul desfilarão na Estado Maior da Colina, em Guaíba, e têm participações previstas na União da Vila do IAPI, na Imperadores do Samba e na Praiana, em Porto Alegre.

Participe

/// O Plusamba Sul é aberto para novas participantes, que não precisam, necessariamente, ter ligação com o Carnaval. 

/// No dia 10 de novembro,  haverá o 1º workshop Plusamba Sul abordando autoestima, empoderamento e carnaval. O valor é R$ 20 e as inscrições podem ser feitas na página facebook.com/plusamba.sul ou no telefone (51) 98042-079

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros