Notícias



Educação

Enem 2018: confira 10 ferramentas para ajudar nos estudos online

Sites e aplicativos podem melhorar a preparação para as provas, que serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro

12/10/2018 - 13h55min


Leandro Rodrigues
Leandro Rodrigues
Enviar E-mail
Reprodução / Hora do Enem
Portal Hora do Enem, do Ministério da Educação, é um dos sites que oferecem videoaulas gratuitas

Faltando  pouco mais de 20 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – as provas serão aplicadas em 4 e 11 de novembro – todo tempo disponível é útil para revisar conteúdos, conferir videoaulas, treinar redação e praticar exercícios, muitos exercícios.

Um dos grandes aliados para os candidatos nessa hora está na palma da mão: o smartphone. Com uma conexão à internet, o dispositivo abre um universo de possibilidades de estudo para qualquer perfil de estudante. Uma das novidades veio da gigante Google, que acrescentou conteúdo relacionado ao Enem em seu assistente de voz.  

Mas outras iniciativas também merecem ser conferidas pelos candidatos. Algumas delas, como canais especializados do YouTube, são totalmente gratuitas. Outras, onde há prática e correção de exercícios, também têm área com acesso para assinantes. 

Abaixo, confira 10 ferramentas com conteúdos, aulas e simulados online. Elas podem ajudar o estudante a aperfeiçoar os estudos e aproveitar melhor o tempo até as provas. 

10 aliados online para vencer o Enem 2018

Google Assistente

A ferramenta está disponível nos sistemas Android e iOS, e para começar basta dizer “Ok Google” ou manter o botão Home pressionado. A partir de agora, com o comando "Enem 2018", um assistente oferecerá informações sobre o exame. O Brasil é um dos primeiros países a receber o serviço feito especialmente para uma prova nacional. Gratuito.

Hora do Enem

O portal faz parte do canal TV Escola, do governo federal. No site, todos os programas são disponibilizados na íntegra. É feita a abordagem de conteúdos de todas as áreas cobradas na prova. Além dos programas, estão disponíveis videoaulas específicas de cada área do conhecimento e dicas de redação. Gratuito.

Estratégia do Enem

O canal tem videoaulas guiadas por professores de todas as disciplinas das provas. Além de assuntos gerais, alguns vídeos tratam de temas específicos, como "A Sociologia de Bauman e a felicidade para os Gregos". Gratuito.
 

ProEnem - Enem 2018

Professores postam aulas diariamente sobre temas ligados ao Enem. Os vídeos abordam os mais variados temas e disciplinas cobradas na prova. O canal conta até com videoaulas explicando o sistema político brasileiro e a química por trás da série Breaking Bad. Gratuito.

Coach COC

O app é oferecido para dispositivos Android e iOS. A ideia é fazer um plano personalizado de estudos, baseado nos hábitos e no perfil do estudante. É necessário responder algumas perguntas sobre rotina e foco no Enem assim que o aplicativo é iniciado. A partir disso, o Coach COC desenvolve uma agenda com gráficos de metas, equilibrado com um plano diário para as outras atividades do dia a dia. Gratuito

Kultivi

Oferece videoaulas de química, biologia, geografia, matemática, sociologia, educação física, história, física, literatura, redação, filosofia, espanhol, português e história. Além de questões para treinar. Gratuito.

Fundação Getúlio Vargas

Lá o candidato encontra teste de conhecimentos e conteúdos com animação sobre literatura, português, redação, inglês, matemática, física, química, biologia, filosofia, geografia, história e sociologia. Gratuito.

Geekie Games

Há videoaulas e conteúdos de redação, matemática, português, biologia, física, química, filosofia, geografia, história e sociologia, além de questões para praticar e simulado. Há também conteúdos pagos.

Blog do Enem

O candidato tem a sua disposição simulados, além de conteúdos de química, biologia, matemática, geografia, história, português, física, redação, filosofia, literatura, inglês e espanhol. Gratuito.

Brasil Escola Enem

O portal é para estudantes conferirem videoaulas de português, literatura, espanhol, inglês, física, química, matemática, biologia, redação, geografia, história, sociologia, filosofia e atualidades. Além das provas anteriores do Enem com gabaritos e simulados. Gratuito.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias