Notícias



Futuro do Trabalho

Feira de Carreiras PUCRS: empresas procuram novos talentos; veja como aproveitar

Evento gratuito e aberto ao público vai discutir as carreiras e levar empresas para perto de estudantes universitários

05/10/2018 - 19h16min

Atualizada em: 05/10/2018 - 19h35min


Leandro Rodrigues
Leandro Rodrigues
Enviar E-mail
Camila Cunha / PUCRS
Proposta deste ano é abordar os novos desafios no trabalho e nas carreiras

As transformações no mundo do trabalho e como se preparar para elas serão os temas centrais da Feira de Carreiras PUCRS, que ocorre nos dias 9 e 10 de outubro em Porto Alegre. Mais do que oferecer palestras e oficinas, o evento, um dos maiores do segmento do país, possibilita contato direto com empresas como Gerdau e General Motors.

A feira tem entrada gratuita e será no Centro de Eventos da PUCRS. O foco é em quem ainda está cursando o Ensino Superior. Para esse aluno, um dos trunfos  da atividade são os representantes de 34 empresas. Além de divulgarem a cultura organizacional das companhias, eles estarão preparados também para recrutar jovens profissionais. Por isso, uma passada com atenção por todos os estandes é missão obrigatória para quem está querendo ingressar no mercado de trabalho.

–  As empresas estarão nos dois dias do evento para falar como é trabalhar nelas, quais as oportunidades que têm, e também captar talentos para estágio e contratação. Sabemos de jovens que foram admitidos a partir da Feira – conta a coordenadora do Escritório de Carreiras da PUCRS e organizadora do evento, Daniela Boucinha.

E para aproveitar bem essa chance, ela sugere que os interessados não se limitem às companhias ligadas diretamente à graduação que estão fazendo ou que já concluíram. Empresas costumam precisar, cada vez mais, de profissionais de todas as áreas.

Carreiras em Transformação

A proposta deste ano é abordar os novos desafios em um contexto de constantes mudanças. Dando seguimento às atividades de 2017, o evento promete tratar mais das transformações nas carreiras que tiram o sono de profissionais jovens e experientes.

–Fala-se muito atualmente do fim do emprego como nós o conhecemos. Todos os debates devem girar em torno disso. Agora, a questão é ampliar as capacidades para se ter trabalho, que é um conceito diferente – conta Daniela.

Debates sobre diversidade e a relação entre diferentes disciplinas pautarão algumas das principais atividades da programação. No dia 9, às 18h, Tiago Mattos e Lala Deheinzelin falarão sobre o tema principal do evento, Carreiras em transformação. Já no dia 10, às 19h, Alexandre Pellaes aborda O novo significado do trabalho (confira a programação abaixo).

Feira de Carreiras PUCRS 2018

Quando: 9 e 10 de outubro
Onde: Centro de Eventos da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6.681 - Prédio 41 )
Quanto: Gratuito
Inscrições: pelo site oficial

Dicas para aproveitar a oportunidade

– Pense além do curso: não se limite aos estandes de empresas afinadas com a atividade fim do seu curso superior. Conheça todas que você puder.
– Seja curioso: os representantes das empresas estarão lá para tirar todas as dúvidas sobre a atividade, sobre o perfil corporativo da organização, sobre as práticas de mercado. É a hora de perguntar sem medo!
– Aproveite a programação: nos dois dias da feira, há encontros e palestras em diferentes horários. Monte o seu roteiro de acordo com os interesses que tiver. Em uma tarde se pode aproveitar muita coisa!


DIA 9 DE OUTUBRO (TERÇA-FEIRA)

PROGRAMAÇÃO PALCO PRINCIPAL
18h
– Carreiras em Transformação, com Tiago Mattos e Lala Deheinzelin
Tiago Mattos: f
uturista, empreendedor, educador e autor. Faz parte do corpo docente da Singularity University, sendo o único sul-americano entre 110 nomes com tal distinção, e é co-fundador de diversas iniciativas empreendedoras da nova economia.
Lala Deheinzelin: especialista mundial em Economia Criativa & Desenvolvimento Sustentável, foi indicada como uma das 100 Mulheres que estão Co-Criando a Sociedade Colaborativa e desenvolveu metodologias próprias integrando Economia Criativa + Desenvolvimento + Sustentabilidade + Futuro + Inovação.


PROGRAMAÇÃO ARENA CENTRAL
11h30min às 13h: Viés Inconsciente: uma ameaça para a diversidade nas organizações  Daniela Medeiros -
Relações Públicas, facilitadora de aprendizagens e anfitriã de conversas que promovam o despertar de potências latentes das pessoas e das organizações.

13h às 14h: Empreendedores em um mercado dinâmico e inovador
Leandro Pompermaier -
Diretor Tecnopuc Startups
Diana Gerbase - Empresa Mobis
Daniel Kafrini - Empresa Elofy

14h às 15h: Competências essenciais para a construção de carreira em um mundo de mudanças
Daniela Boucinha -
Coordenadora do Escritório de Carreiras da PUCRS e Mestre em desenvolvimento de carreira.
Manoela Ziebell - Consultora, Pesquisadora e Vice-presidente da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP).  
Tiago Febel - Especialista em Desenvolvimento Humano, Coach e Consultor de negócios.

15h às 16h30min: O valor da Diversidade e Inclusão no mercado de trabalho
Dr. Jorge Terra -
Procurador do Estado, Coordenador da Comissão de Direitos Humanos da PGE e Coordenador do GT Raça e Gênero no Mercado de Trabalho.  
Guilherme Braga - CEO da Egalitê Recursos Humanos Especiais.  
Claudia Renata Pereira de Campos - Empreendedora, designer de moda, Mestre em História, Especialista em História africana e afro-brasileira.

16h30min às 18h – Produção de conteúdo para as mídias sociais
Eduardo Wannmacher -
Professor, roteirista e diretor com experiência em vídeo, cinema e televisão, nas áreas de ficção e documentário. Sócio da produtora Firma Filmes.

20h às 21h: Carreira Internacional: você cidadão global  
Jacques Freitas -
Diretor Regional da EF Education First Brasil


DIA 10 DE OUTUBRO (QUARTA-FEIRA)

PROGRAMAÇÃO PALCO PRINCIPAL
19h
– O Novo Significado do Trabalho
Alexandre Pellaes:
palestrante e transformador do mundo do trabalho com mais de 20 anos de carreira em empresas nacionais, multinacionais, públicas, privadas, gigantes e startups. Fundador da consultoria Exboss de gestão e desenvolvimento de pessoas. 

PROGRAMAÇÃO ARENA CENTRAL
11h30 às 12h30min: A importância da tecnologia e das conexões no futuro das profissões  Rafael Chanin - Professor da Escola Politécnica e Assessor Estratégico no Tecnopuc Startups.

12h30min às 13h30min: SCALE UP - Idear PUCRS  
Escalar sua Carreira Empreendedora parte de uma transição do olhar estratégico. Venha exercitar de forma prática suas habilidades no jogo PROTO.

13h30min às 14h30min: Dicas de Carreiras - Preparação para os processos seletivos
Equipe Escritório de Carreiras PUCRS

14h30min às 15h30min: Tenho uma entrevista de trabalho em inglês, e agora?  
AAII -
PUCRS
Garret Eugene Tusler – University of Minnesota
Benjamin Brooks – DePaul Universit
Roger Antonio Tejada – Bowdoin College

15h30min às 16h30min: Privacidade: comportamentos em redes sociais e uso de dados pessoais por terceiros
Arthur Gubert -
Comunicador do Pretinho Básico da Rede Atlântida.

17h às 18h: Como a Gamificação pode mudar a sua empresa
Wyllian Spindola Hossein -
Empresário, gamer e designer, criador da rede de franquias Lends Club Tabuleiria.

18h às 19h: Os bastidores de uma transformação em uma empresa centenária  
Davan Rocha -
Formado em tecnologia de redes, especialista em Administração de TI e Gestão da Inovação. Agente de transformação Sicredi.
Vladson Freire - Nascido e criado em uma fábrica de software, é Agile Coach do Sicredi.

20h às 21h: É CARREIRA que fala, né? Aqui é o lugar - Banco Santander
Daniela Monteiro -
Gerente de Recrutamento & Seleção do Banco Santander


MAIS SOBRE

Últimas Notícias