Finados: confira o que abre e o que fecha em Porto Alegre no feriado - Notícias

Versão mobile

 

Programe-se31/10/2018 | 16h19Atualizada em 31/10/2018 | 16h20

Finados: confira o que abre e o que fecha em Porto Alegre no feriado

Bancos, agências dos Correios e postos de atendimento da CEEE estarão fechados, já supermercados da Capital abrirão normalmente

Finados: confira o que abre e o que fecha em Porto Alegre no feriado Fernando Gomes/Agencia RBS
Bancos estarão fechados nesta sexta-feira Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS

Nesta sexta-feira (2), Dia de Finados, alguns serviços de Porto Alegre não terão expediente ou terão horários alterados. Os bancos, as agências dos Correios e os postos de atendimento da CEEE estarão fechados. Os supermercados da Capital funcionarão normalmente. As unidades de saúde não terão atendimento no feriado, retomando o serviço na segunda-feira (5), a partir das 7h. Já os pronto-atendimentos, o Hospital de Pronto Socorro e as emergências obstétrica e pediátrica do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas funcionam 24 horas.

Veja o que abre e o que fecha na Capital

Leia mais
Finados: confira a programação de cemitérios e crematórios em Porto Alegre
Finados: 43 mil pessoas devem passar pela rodoviária neste feriadão
Feriado de Finados: movimento deve ser acentuado nas estradas rumo ao Interior do RS

Bancos 

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá expediente nas agências bancárias. A população poderá utilizar os canais de atendimento, como caixas eletrônicos, internet e mobile banking, telefone e correspondentes, como supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados para realizar operações bancárias.

Os carnês e contas de consumo (como água, luz, telefone), com vencimento marcado para a data, poderão ser pagos na segunda-feira (5) sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais). Os clientes também podem agendar o pagamento das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos via Débito Direto Autorizado (DDA).

Comércio 

Conforme convenção coletiva firmada entre o Sindilojas e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec), o varejo da Capital poderá abrir com funcionários, desde que possua no estabelecimento a declaração de opção pelo trabalho em feriados em 2018. Além disso, somente poderão funcionar com empregados, as lojas que estejam com suas obrigações financeiras deste ano quitadas com as duas entidades e que possuam no estabelecimento a certidão de regularidade sindical.

Correios 

Os Correios informam que não haverá expediente nas agências. A Central de Atendimento aos Clientes dos Correios (CAC) também não funciona. Para registrar manifestações ou obter informações, os clientes podem acessar o site dos Correios.

Limpeza Urbana 

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalha normalmente com todas as coletas: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h. 

Luz 

Nesta sexta-feira (1º), as agências e postos de atendimento da CEEE estarão fechados. Os clientes podem solicitar atendimento pela Agência Virtual, pelo teleatendimento 0800-721-2333 ou, em caso de falta de luz, por torpedo, enviando a palavra LUZ e o número da UC para 27307. Urgências e emergências funcionam em regime de plantão. No sábado (3), a leitura dos medidores para a emissão das contas de energia funciona normalmente, tanto para as que são impressas na hora, quanto as enviadas por correio.

Supermercados 

Conforme a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), os supermercados da Capital devem abrir normalmente.

Saúde 

A Farmácia de Medicamentos Especiais (Avenida Borges de Medeiros, 546) e o Hemocentro (Avenida Bento Gonçalves, 3.722) não abrem. As unidades de saúde retomam atendimento na segunda (5), às 7h. Já os pronto-atendimentos e hospitais funcionam 24 horas.

Pronto atendimentos 24 horas: 

  • PA Cruzeiro do Sul: Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza
  • PA Bom Jesus: Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus
  • PA Lomba do Pinheiro: Estrada João de Oliveira Remião, 5.120, parada 12, Lomba do Pinheiro
  • PA de Saúde Mental IAPI: Rua Valentim Vicentini, s/nº - telefone: (51) 3289-3456
  • UPA Zona Norte Moacyr Scliar: Rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com Avenida Assis Brasil - telefone: (51) 3368-1619

Hospitais:

  • Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, bairro Bom Fim) 
  • Hospital Materno Infantil Presidente Vargas - emergências obstétrica e pediátrica (Avenida Independência, 661) 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192. O Centro de Informações Toxicológicas também funcionará com plantão 24 horas: 0800-721-3000.


TudoFácil e agências FGTAS/Sine

As unidades do TudoFácil, as agências FGTAS/Sine, a Casa do Artesão de Porto Alegre e o Vida Centro Humanístico estarão fechados.

Ônibus

As linhas de ônibus da Capital operam com tabela horária de feriado. Os táxis circulam com bandeira 2. O trânsito e o transporte coletivo terão esquema especial nas áreas dos cemitérios São Miguel e Almas, Santa Casa de Misericórdia, Crematório São José e João XXIII, das 7h às 20h.  Agentes da EPTC irão monitorar o tráfego nas proximidades dos cemitérios e orientar condutores e pedestres.  

Trensurb 

A Trensurb informa que a operação nesta sexta-feira será conforme tabela horária de domingos e feriados. No sábado e no domingo, a operação será normal, conforme as tabelas adequadas a cada dia. Confira os intervalos entre trens neste site

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros