Notícias



Porto Alegre

Grupo voltado para pessoas com mais de 50 anos oferece aulas gratuitas de teatro

Teatro na Maturidade existe desde 2005 e, atualmente, tem 15 integrantes

17/10/2018 - 14h07min


Omar Freitas / Agencia RBS
Grupo compenetrado nos ensaios

Todas as terças-feiras, um grupo de artistas se reúne no Santander Cultural, na Capital, para ensaios. É o grupo Teatro na Maturidade, que proporciona a experiência de subir ao palco para pessoas com mais de 50 anos desde 2005. Os participantes, de Canoas, Alvorada e outras cidades, encontram por lá uma nova forma de viver.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Para a coordenadora do projeto e professora de teatro no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carmen Soares, 59 anos, o Teatro na Maturidade se tornou uma família. 

– Conviver faz bem. Eles se encontram, conversam, viram amigos. Essa relação é legal, pois quando você tem um grupo, divide coisas do dia a dia e enxerga que isso não é um problema só seu, que é um problema de todo mundo da sua idade – afirma Carmen.

Omar Freitas / Agencia RBS

Apresentações

Atualmente, os alunos, que participam gratuitamente do projeto, apresentam a peça O Doente Imaginário, de Molière, feita pela primeira vez em 1673, na França. As apresentações ocorrem a cada duas semanas, em locais onde o grupo é convidado para interpretar. Neste ano, já foram feitos espetáculos  em locais como a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) da Vila Cruzeiro, o Teatro do Serviço Social do Comércio (Sesc), a Associação dos Aposentados da Companhia Riograndense de Telecomunicações (AACRT) e o Centro Cultural de Esteio. 

Leia também
Três histórias de professores que fazem da sala de aula um local de transformação de vidas
Grupo de mulheres com câncer de mama participa de pesquisa com imunoterapia no Hospital Conceição
ONG de incentivo à leitura infantil faz 10 anos na Capital

Cerca de 15 pessoas participam do grupo. A artista mais velha tem 82 anos, e a mais nova, 54. Para a professora de educação física aposentada Maria Dorfman, a vovó e ao mesmo tempo o bebê do grupo, pois entrou na equipe este ano, o Teatro na Maturidade é essencial.

– Viver é bom somente quando se está realmente vivendo. Devemos entrar ali, aqui, fazer bagunça, brincar, rir, cantar, escrever, ler. Artista não tem idade – conta ela, que representa um tabelião da peça.

Há cerca de quatro anos, o gerente de farmácia aposentado Jorge Praiana, 69 anos, decidiu dedicar-se ao teatro. Para ele, que interpreta Argan, um homem hipocondríaco na peça, qualquer pessoa pode ser artista:

– Eu dedico todo o amor ao teatro, e sei que todo mundo pode. Procuro dar o máximo de mim. 

Omar Freitas / Agencia RBS
Dona Maria (ao fundo, de chapéu): é a "vovó" e a "bebê" do grupo

Atitude para melhorar a saúde

Além de ser uma ocupação para os participantes, o teatro é visto por eles como um ato de promoção da saúde. Para a socióloga, funcionária pública e telefonista aposentada Ana Maria Rodrigues da Silva, 68 anos, o grupo virou uma opção após largar os trabalhos, pois antes tinha o tempo livre dedicado aos filhos.

– Na aposentadoria, me entreguei de corpo e alma à arte – conta a artista, que faz a empregada Nieta.

De acordo com Ana, no grupo há quatro anos, uma vida ligada ao teatro, música, dança é importante para a saúde:

– Quem faz teatro não precisa tomar remédio. Pra mim, isso aqui é o meu combustível para viver.

Omar Freitas / Agencia RBS

Amizade

Professora aposentada, Iliane Menezes, 60 anos, sabia que não conseguiria ficar só em casa quando parou de dar aulas. Depois de assistir a uma apresentação do grupo, decidiu se inscrever. No início, ficava ansiosa no palco. Com o passar do tempo, se deixou dominar pelo amor:

– Se eu não estivesse aqui ou tivesse a companhia do grupo, meus amigos, eu estaria em casa depressiva. É uma forma de tirar a gente do buraco e nos obrigar a viver . 

Omar Freitas / Agencia RBS
Grupo reunido: só alegria!



MAIS SOBRE

Últimas Notícias