Notícias



Processo seletivo

Instituto Federal do RS oferece mais de 4,5 mil vagas em cursos técnicos e superiores; veja como se inscrever

Oportunidades são para estudar em 17 campi, de 16 municípios do Rio Grande do Sul

22/10/2018 - 16h16min

Atualizada em: 22/10/2018 - 16h24min


Maiara Faust / Divulgação IFRS
Vagas estão em 17 sedes localizadas em 16 cidades gaúchas

Quem deseja ingressar no Ensino Superior pode concorrer a uma das mais de 4,5 mil vagas que o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) oferece para cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio, e cursos superiores gratuitos que terão início no primeiro semestre de 2019. As oportunidades são para 17 campi de 16 municípios do Rio Grande do Sul: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. Os cursos ofertados podem ser conferidos neste site

Os interessados podem se inscrever até 7 de novembro, neste site. Os campi (veja os endereços mais abaixo) disponibilizam computadores conectados à internet para os candidatos que necessitarem. A taxa de inscrição é de R$ 35 para os cursos técnicos e R$ 50 para cursos de graduação. Confira como são as seleções:


Cursos técnicos integrados e concomitantes ao Ensino Médio

Os cursos integrados permitem a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente. Já os concomitantes oferecem formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio em outra instituição e desejam complementar a formação. O exame de seleção para essas duas modalidades constitui-se de prova com 40 questões objetivas que visa à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Fundamental (Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Língua Portuguesa).


Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio

Os cursos subsequentes oferecem formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio. No momento da inscrição no processo seletivo, o estudante pode optar por uma das opções: ingresso mediante prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apenas por nota do Enem, ou somente prova. No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2013 até o atual - 2018). No caso de optar pela prova, o candidato vai prestar um exame de seleção com 40 questões objetivas que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias).


Cursos superiores

Os cursos superiores têm como pré-requisito para ingresso o Ensino Médio concluído. No momento da inscrição no processo seletivo para um curso superior, o estudante pode optar por uma das opções: ingresso mediante prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apenas por nota do Enem, ou somente prova. No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2013 até o atual - 2018). Ao optar pela prova, o candidato deverá prestar um exame com uma prova de redação e 45 questões objetivas (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias — incluindo questões de língua inglesa ou língua espanhola), que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio.

Lembre-se: o IFRS não participa mais da seleção pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).


Endereços dos campi:

  • Campus Alvorada: Rua Professor Darcy Ribeiro, 121, Campos Verdes, Alvorada
  • Campus Bento Gonçalves: Avenida Osvaldo Aranha, 540, Juventude da Enologia, Bento Gonçalves
  • Campus Canoas: Rua Doutora Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A, Igara III, Canoas
  • Campus Caxias do Sul: Rua Avelino Antônio de Souza, 1.730, Nossa Senhora de Fátima, Caxias do Sul
  • Campus Erechim: Rua Domingos Zanella, 104, Três Vendas, Erechim
  • Campus Farroupilha: Avenida São Vicente, 785, Cinquentenário, Farroupilha
  • Campus Feliz: Rua Princesa Isabel, 60, Vila Rica, Feliz
  • Campus Ibirubá: Rua Nelsi Ribas Fritsch, 1.111, Bairro Esperança, Ibirubá
  • Campus Osório: Avenida Santos Dumont, 2.127, Albatroz, Osório
  • Campus Porto Alegre: Rua Coronel Vicente, 281, Centro Histórico, Porto Alegre
  • Campus Restinga: Rua Alberto Hoffmann, 285, Restinga, Porto Alegre
  • Campus Rio Grande: Rua Engenheiro Alfredo Huch, 475, Centro, Rio Grande
  • Campus Rolante: Rodovia RS-239, km 68 S/Nº, Estrada Taquara/Rolante, Rolante
  • Campus Sertão: Rodovia RS-135, km 25, Distrito Engenheiro Luiz Englert, Sertão
  • Campus Vacaria: Estrada João Viterbo de Oliveira, 3.061, área rural, Vacaria
  • Campus Veranópolis: BR-470, km 172, 6.500, Sapopema, Veranópolis
  • Campus Viamão: Rua Senador Salgado Filho, 7.000, 2º andar, Viamão

MAIS SOBRE

Últimas Notícias