Notícias



Seu Problema é Nosso

Após vaquinha, Banda Comunitária de Viamão vence campeonato

O projeto social que reúne jovens e crianças organizou uma vaquinha online para competir no Campeonato Sul-Brasileiro de Bandas Marciais e Fanfarras de 2018

23/11/2018 - 11h09min


LeitorDG / Arquivo Pessoal
A banda se apresentou em Capão da Canoa depois de arrecadar o valor

Vitória. Desde sábado passado, essa é a palavra que enche o peito dos jovens que integram a Banda Comunitária de Viamão (BCV), após a premiada participação no Campeonato Sul-Brasileiro de Bandas e Fanfarras, em Capão da Canoa

Leia mais  
Moradora do Jardim Aparecida, em Alvorada, enfrenta problemas causados por esgoto a céu aberto
Pescadores enfrentam problemas em renovar licenças para pesca amadora, em Viamão
Em Alvorada, aparelho de esterilização quebrado atrasa consultas com dentista 

Os valores das inscrições na competição foram pagos com dinheiro obtido em uma vaquinha online, que atingiu o objetivo de R$ 1 mil após publicação no Diário, em 29 de outubro.  Antes da publicação, cerca de R$ 800 haviam sido arrecadados, conta o professor de música e criador da banda, Éwerton Souza, 23 anos: 

— Foi uma experiência incrível para mim, para os pais e, em especial, para os componentes da banda. Conhecemos outras bandas que vieram do Paraná e de Santa Catarina, ficamos encantados de poder prestigiar e aprender um pouco mais. 

No Litoral, a BCV conseguiu, de graça, dois espaços para a gurizada ficar hospedada durante os dois dias de competição, em 16 e 17 de novembro. Os alojamentos contaram com a supervisão de pais voluntários – que também ficaram responsáveis pelo preparo das refeições. 

Experiência

Para o professor, a participação no campeonato foi um sonho realizado, sendo coroado com a premiação em duas categorias, além de prêmios individuais. 

— Nunca imaginamos que chegaríamos tão longe assim — conta. 

Estudante do 2 º ano do Ensino Médio e integrante desde o início da BCV, Maria Eduarda Reis, 17 anos, conta que nada foi fácil na viagem até o Litoral. 

— Passamos por muitos sufocos para conseguir sair de Viamão. Foi e sempre é gratificante viver uma experiência como esta. O choro depois da apresentação foi de alívio, foi de felicidade por tudo ter dado certo depois de inúmeros altos e baixos, foi inexplicável e mágico — conta Maria Eduarda, emocionada. 

Otimistas com o futuro 

A banda é um projeto social que atende 45 jovens, dos oito aos 24 anos, na Associação Esportiva e Recreativa do bairro Índio Jari.  Conforme o professor Éwerton, a BCV é um instrumento de incentivo à organização, à responsabilidade, à melhora da autoestima dos participantes e ao desenvolvimento de trabalho em grupo. 

E não vai parar por aí: ele conta que há muitos planos, como a melhora dos instrumentos e dos uniformes. 

— Vamos sentar para colocar no papel. Nós precisamos de alguns instrumentos que não temos. Também precisamos de sapatos. Iremos batalhar para tudo isso, pois tudo é em prol da felicidade de nossos alunos. Para eles a banda é como se fosse a segunda família e não iremos deixar isso acabar — finaliza. 

Produção: Ásafe Bueno 

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias