Notícias



Aberto ao público

Defensoria Pública realiza mutirão de atendimento em Porto Alegre

A ação faz parte do projeto de formação das promotoras legais populares e contará com a participação dessas líderes comunitárias

07/11/2018 - 13h50min


Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Objetivo é orientar a população sobre as áreas de atuação do órgão, como guarda, pensão alimentícia, falta de medicamentos, creche, moradia e violência doméstica

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) promoverá no dia 19 de novembro um mutirão de atendimento com objetivo orientar a população sobre as áreas de atuação do órgão, como guarda, pensão alimentícia, falta de medicamentos, creche, moradia e violência doméstica. A ação faz parte do projeto de formação das promotoras legais populares (PLPs) e contará com a participação dessas líderes comunitárias. O atendimento ocorrerá das 13h30min às 17h, na Escola Nossa Senhora do Carmo, localizada na Rua 7.146, nº 95, no bairro Restinga.

As promotoras legais populares são lideranças comunitárias femininas capacitadas em noções básicas de direito, direitos humanos das mulheres, organização do Estado e do Judiciário, dentre outras temáticas pertinentes, conforme o contexto do bairro ou região na qual estão inseridas. 

Após uma formação de 80 horas/aula, as PLPs atuam voluntariamente em suas comunidades, na defesa, orientação e triagem de demandas de violação de direitos, na prevenção de violações, por meio da educação sociocomunitária, e na promoção de direitos, com participação e representação em conselhos, conferências, comissões e fóruns. 

O mutirão é promovido pela Defensoria Pública do Estado, Ouvidoria-Geral da DPE/RS e ONG Themis, com o apoio do Instituto Avon, do ELAS Fundo de Investimento Social eda Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias