Notícias



Seu problema é nosso

Depois de sofrer acidente, jovem aguarda transferência hospitalar há mais de uma semana, em Viamão

Devido a um trauma na cabeça e traumatismo de coluna vertebral cervical, com fratura de vértebra, Ismael precisa ser atendido por um especialista que não existe no Hospital de Viamão

06/11/2018 - 09h28min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Liminar para transferência do motociclista não foi cumprida

No dia 24 de outubro, Ismael da Silva Romani, 23 anos, foi vítima de um acidente de moto a uma quadra do seu trabalho, no Distrito Industrial de Alvorada. Desde então, o auxiliar de produção está internado no Instituto de Cardiologia Hospital Viamão

Leia mais
Depois de mais de um ano, idoso consegue cirurgia, em Porto Alegre
Família de Eldorado do Sul busca ajuda para realizar tratamento do filho na Tailândia
Moradores pedem nova rede elétrica para rua na zona sul da Capital

Devido a um trauma cranioencefálico (na cabeça) e traumatismo de coluna vertebral cervical, com fratura de vértebra, Ismael precisa ser atendido por um especialista para tratamento de fratura vertebral cervical, de acordo com o Hospital de Viamão. Por isso, aguarda uma transferência hospitalar. 

A família obteve uma liminar judicial no dia 26 de outubro, em que o juiz determinou que ele deveria ser transferido em 12 horas. Entretanto, até hoje, nada mudou. Tia de Ismael, a dona de casa Gislaine Romani, 38 anos, está preocupada com o jovem: 

— Ele não consegue se mexer, ir no banheiro, nada — conta a tia. 

Consciente 

No dia do acidente, Ismael foi resgatado pelo Samu e encaminhado para o Hospital de Alvorada, que o transferiu para o Instituto de Cardiologia Hospital Viamão. No novo hospital, foi realizada uma tomografia da coluna cervical, que mostrou fratura no arco lateral da vértebra C2 e desalinhamento do eixo vertebral. Na tomografia do crânio, segundo laudo hospitalar, não houve diagnóstico de problemas. 

Gislaine conta que, no primeiro dia de internação, Ismael não se recordava do que havia acontecido com ele, nem dos familiares. Depois, começou a se lembrar. 

— Agora ele está consciente, mas imobilizado — conta a tia. 

Namorada de Ismael, a estudante de técnico em administração Vitória Goldacki, 19 anos, conta que o rapaz está sendo tratado apenas com remédio para dor, o que a preocupa: 

— Mesmo com a liminar, eles não transferiram ainda. Logo mais serão duas semanas, e nada aconteceu com ele. 

Encaminhamento está pronto, diz SMS 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre afirmou que, tão logo recebeu solicitação, no dia 26 de outubro, realizou o encaminhamento para o Hospital Cristo Redentor, na zona norte da Capital. 

O cirurgião da instituição aguarda, desde então, por parte do Hospital de Viamão, os exames de imagem do paciente para recebê-lo. A SMS salienta que "o envio de imagens é importante para o atendimento correto da demanda". 

A assessoria de comunicação do Instituto de Cardiologia Hospital Viamão informou que enviou os exames solicitados pelo Hospital Cristo Redentor no dia 26 e que, no dia 31, recebeu a resposta de que os arquivos não abriam. Ontem, o Hospital de Viamão despachou novamente os documentos. Questionada sobre a demora em enviar os arquivos novamente, a assessoria identificou a causa no feriado. 

A SMS salientou que a transferência já está encaminhada para o Cristo Redentor e que ocorrerá "tão logo o cirurgião analise as imagens".

*Produção: Eduarda Endler 

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso



MAIS SOBRE

Últimas Notícias