Notícias



SOLIDARIEDADE

Grupo de voluntários percorre Porto Alegre de bicicleta para recolher e distribuir doações

Iniciativa, chamada de Carga Positiva, ocorre há cerca de cinco meses. Arrecadações são distribuídas para famílias carentes do bairro Lami, no Extremo Sul 

29/11/2018 - 07h00min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Isadora Neumann / Agencia RBS
Matheus (E) e Papi: 30 quilômetros com bicicletas carregadas de doações

Imagine pedalar carregando cargas, ao menos uma vez por semana, em um trajeto de cerca de três horas, da região central da Capital até o bairro Lami, na Capital. Mas todo esse esforço é por um bem maior: a felicidade e o bem-estar de crianças e famílias carentes do Extremo Sul. As pedaladas são dadas por integrantes do projeto Carga Positiva, criado há cerca de cinco meses. Um dos idealizadores da ação, o autônomo Matheus Guerra, 28 anos, é um entusiasta da bicicleta e busca as doações por toda a cidade. Segundo ele, atualmente, oito pessoas integram o Carga Positiva.

– Qualquer pessoa pode doar, aceitamos tudo o que vá ajudar ao próximo de alguma maneira. Alimentos, roupas e brinquedos são muito bem-vindos. Eu vou até a casa de quem doa para buscar as coisas. Fazemos tudo voluntariamente – explica Matheus. 

Leia mais
Jovem patinadora de Alvorada vai dar aula a crianças carentes
República para moradores de rua recebe primeiros hóspedes, em Esteio
Solidariedade tem passe livre em ônibus de Porto Alegre

Antes da criação do Carga Positiva, o morador do bairro Praia de Belas fazia parte de outro projeto envolvendo bikes. Era uma iniciativa na qual eram feitas reformas de bicicletas usadas que, depois de consertadas, eram entregues para crianças carentes:

– O projeto meio que parou. Então, sentimos necessidade de continuar ajudando e fomos além. Agora, fazemos essa entrega de doações, mas também estamos voltando a reformar algumas bikes.

Isadora Neumann / Agencia RBS
Doações são recolhidas em diversos pontos da Capital

Segundo Matheus, no próximo dia 16, serão entregues cerca de 20 bicicletas infantis reformadas pelo projeto. A doação vai ocorrer em uma festa comunitária de Natal, no bairro Lami. 

Depois de recolher doações ao longo da semana, Matheus e outros membros do Carga Positiva se deslocam até o extremo sul da Capital para efetuar as entregas. 

A reportagem acompanhou uma das viagens, nesta terça-feira (27), na qual Matheus pedalou por cerca de 30km, acompanhado de Thomas Papi, 18 anos, outro membro da ação voluntária. Papi, como é chamado, trabalha com entregas e, informalmente, faz consertos em eletrônicos. Ele conta que fazer parte do Carga Positiva é estar disposto a uma dedicação integral ao projeto.

– Muitas vezes o Matheus está buscando doação de madrugada, perto da uma da manhã. Então, a gente brinca que é atendimento 24 horas, estamos sempre dispostos a ir até quem quer ajudar – explica Papi. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Entrega no bairro Lami, nesta terça-feira (27)

Líder comunitário no bairro Lami, o funcionário público Osmar Rocha de Oliveira, 48 anos, se mostra impressionado com o esforço do grupo para realizar as entregas. Segundo ele, o auxílio prestado é importantíssimo. 

– Há meses eles têm feito essa jornada, se deslocando lá da região central até aqui de bike. É uma dedicação que ajuda muito – comemora Osmar.

Os alimentos, roupas e brinquedos levados até o Lami na terça-feira, quando a reportagem acompanhou a jornada de Matheus e Thomas, foram distribuídos já no dia seguinte, segundo Osmar:

– Levamos para outro pessoal que distribui doações na comunidade do Chapéu do Sol. Nada fica parado, a ajuda chega rápido em quem precisa.

Como ajudar

- Quem estiver interessado em fazer doações para o Carga Positiva pode entrar em contato com Matheus pelo telefone (51) 99412-0565.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias