Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: vão faltar ovos, açúcar e leite na cidade

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

28/11/2018 - 10h00min


Miguel Neves / Divulgação

Eu não gosto de repetir assunto, mas adoro repetir pudim. Comecei a salivar quando me contaram que o DG ia publicar a receita da mãe da Lucia (com fotos apetitosas). Lembra da coluna "Pra se deliciar com a vida", em que falei desse pudim e desejei dias tão gostosos quanto ele? Depois a Lucia me levou de surpresa um pedaço que ainda havia no seu freezer. Que suculência! Que amiga! Foi como ser presenteada com um pote de ouro. Comi fatias generosas. Agora posso realizar o sonho do pudim próprio.

Mas por que nunca pedi a receita pra dona Magdalena? Boa pergunta! Acho que fazia parte do encantamento não conhecer os bastidores do pudim. Era fechar os olhos e sentir o gostinho do céu aqui na Terra. Achei até que ele era feito com leite condensado. Se você não liga pra pudim, aceite o meu humilde conselho: recorte a receita e dê pra quem aprecia. Testarei em breve. Vão faltar ovos, açúcar e leite na cidade. Já calculo a quantidade de vezes que vou repetir até acertar o ponto.

Leia mais colunas da Maga

Caramelizar

 Nunca fiz pudim, confesso. Me dá calafrios a parte de caramelizar a forma. Imagino o teto da cozinha carbonizado de açúcar queimado. Mas chega uma idade na vida em que a gente não pode mais ter medos. Espero que a dona Magdalena revele os segredos do pudim. Será que ela assobia uma música especial enquanto mistura os ingredientes? A receita é preparada somente nas noites de lua cheia? O açúcar é medido numa caneca milenar? De que vacas sagradas o leite é ordenhado? Que galinhas poedeiras fornecem ovos tão saborosos? 

Talvez o segredo desse pudim seja uma simples batidinha no fundo da forma. Acabei de me dar conta de algo importante. Que outros doces a dona Magdalena sabe fazer? Reportagem, volta lá! Minha vó fazia a melhor ambrosia do planeta. Hoje em dia, todo mundo idolatra os grandes chefs de cozinha. E esquece que as receitas mais maravilhosas podem estar dentro de casa. Ou escondidas numa gavetinha do coração.      



MAIS SOBRE

Últimas Notícias