Notícias



Seu Problema é Nosso

Pescadores enfrentam problemas em renovar licenças para pesca amadora, em Viamão

Benites e Roberto Bahia da Silveira relatam as dificuldades para desempenhar a atividade 

21/11/2018 - 10h11min


Leitor DG / Arquivo Pessoal
Roberto está desde abril sem pescar

Pescadores amadores que não utilizam barcos estão tendo dificuldades em renovar suas licenças. O problema ocorre desde abril deste ano, segundo o técnico agrícola Benites Bahia da Silveira, 44 anos, de Viamão. O site para a solicitação da licença de pesca amadora só oferece a modalidade embarcada, que custa o triplo do valor.

 Leia mais
Em Alvorada, aparelho de esterilização quebrado atrasa consultas com dentista
Depois de matéria no Diário Gaúcho, estudante da UFRGS consegue comprar triciclo para frequentar aulas
Monette Esperance viaja para buscar filhos que não vê há cinco anos

Sem a autorização, ele teme ser autuado por pesca irregular.

— Se o pessoal (de órgãos fiscalizadores) te pega sem a licença, tu tens que pagar uma multa — afirma Benites.

Segundo o Sistema Nacional de Informação da Pesca e Aquicultura (SINPESQ), que consta em página vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), a opção de licença para pesca amadora desembarcada está temporariamente indisponível “por motivos técnicos”.

A taxa da modalidade para pescadores que fazem a atividade por esporte, desejada pelo técnico agrícola, custa R$ 20, enquanto a embarcada (para pescadores que usam barcos) custa R$ 60. As tarifas valem por um ano. Se não tiver a licença, “o pescador está sujeito a autuações dos órgãos de controle como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e das polícias ambientais”, segundo a página do MDIC.

Irmão de Benites, o professor Roberto Bahia da Silveira, 46 anos, também de Viamão, relata que pesca desde criança e que só agora está tendo dificuldades para desempenhar a atividade devido ao problema com a licença. Ele não concorda em arcar com a taxa para pescadores que usam barcos.

— A gente acha meio injusto pagar a mais cara, sendo que nós não usamos barco. Eles nem deram uma explicação sobre o porquê de não estar mais disponível (a licença para pesca desembarcada) — explica Roberto.

Obrigatoriedade

A portaria número 551-SEI, de 29 de março, da Secretaria de Aquicultura e Pesca (Seap), na época vinculada ao MDIC, informa que “por motivos técnicos, a licença de pesca amadora na modalidade desembarcada, para os não isentos, encontra-se temporariamente indisponível”. Mulheres maiores de 60 anos, homens acima de 65 e aposentados são os isentos da cobrança de taxas.

O comunicado oficial não cita previsão de quando a emissão das autorizações voltaria ao normal. Toda pessoa física ou jurídica que exerça atividade pesqueira no Brasil deve ser previamente inscrita no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) e emitir uma licença adequada à atividade, seja profissional ou amadora.

Produção: Ásafe Bueno

 Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias