Notícias



Fique atento

Proclamação da República: confira o que abre e o que fecha na Capital neste feriadão

Bancos estarão fechados na quinta-feira. Já os supermercados de Porto Alegre devem abrir normalmente

13/11/2018 - 10h39min

Atualizada em: 14/11/2018 - 11h42min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Supermercados estarão abertos no feriadão

 Correção: até as 11h40min desta sexta-feira, foi informado que a Farmácia de Medicamentos Especiais e o Hemocentro abririam na sexta-feira. Eles não abrem. O texto já foi corrigido.

Nesta quinta-feira (15), feriado da Proclamação da República, muitos serviços terão funcionamento alterado. Os bancos e as agências dos Correios, por exemplo, estarão fechados. Já quem quiser aproveitar o dia para ir às compras pode ficar tranquilo, pois os supermercados devem abrir normalmente na Capital. 

O que abre e o que fecha em Porto Alegre

Bancos

Na quinta-feira (15), agências fechadas. Na sexta-feira (16), elas funcionarão normalmente, conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Carnês e contas de consumo (como água, luz e telefone) com vencimento marcado para quinta poderão ser pagos no dia útil seguinte sem multa. Já as guias para pagamento de tributos são emitidas com as datas ajustadas ao calendário de feriados.

Nos dias em que não houver expediente bancário, é possível usar canais de atendimento como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, telefone e correspondentes. Os clientes também podem agendar o pagamento das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos.

Comércio

As lojas de Porto Alegre com declaração de opção pelo trabalho em feriados em 2018 podem abrir com funcionários nesta quinta (15). Além deste documento, é necessário que os estabelecimentos estejam com todas suas obrigações financeiras junto ao Sindilojas Porto Alegre e ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) quitadas e que possuam no estabelecimento a certidão de regularidade sindical. A data configura um feriado nacional e, por isso, os varejistas devem observar a Convenção Coletiva de Trabalho do setor firmada para este ano.

Correios

Não haverá expediente nas agências nesta quinta-feira. Na sexta-feira, o funcionamento será normal. A Central de Atendimento aos Clientes dos Correios (CAC) também não funciona no feriado. Para registrar manifestações ou obter informações, os clientes podem acessar o site www.correios.com.br.

Supermercados

Conforme a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), os supermercados da Capital devem abrir normalmente nos dias do feriadão. 

Energia elétrica

Na quinta-feira, as agências e postos de atendimento da CEEE estarão fechados. Os clientes podem solicitar atendimento pela Agência Virtual, pelo teleatendimento 0800-721-2333 ou, em caso de falta de luz, por torpedo (27307). Na sexta-feira, o expediente será normal nas agências e postos de atendimento.

Limpeza urbana

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalha com todas as coletas na quinta e na sexta-feira: domiciliar, seletiva e de lixo público.  


Saúde

A Farmácia de Medicamentos Especiais (Avenida Borges de Medeiros, 546) não atende na quinta-feira e terá o serviço retomado na sexta-feira, das 7h às 18h. O Hemocentro (Avenida Bento Gonçalves, 3.722) também não abre na quinta-feira. O público pode voltar a fazer doações de sangue na sexta-feira, a partir das 8h. As unidades de saúde estarão fechadas na quinta-feira, retomando o atendimento às 7h de sexta-feira. Pronto-atendimentos e hospitais funcionam 24 horas.

Prontos atendimentos 24 horas: 
- PA Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
- PA Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
- PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5.120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
- PA de Saúde Mental IAPI (Rua Valentim Vicentini, s/nº)
- UPA Zona Norte Moacyr Scliar (Rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com Avenida Assis Brasil)

Hospitais:
- Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, bairro Bom Fim)
- Hospital Materno Infantil Presidente Vargas - emergências obstétrica e pediátrica (Avenida Independência, 661)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192. O Centro de Informações Toxicológicas funcionará com plantão 24 horas: 0800-721-3000.

Escolas estaduais

A Secretaria da Educação (Seduc) informa que não haverá expediente na sexta-feira (16), atendendo ao decreto do governo estadual que estabelece ponto facultativo para os órgãos e entidades da administração pública estadual. As escolas da rede pública estadual, por sua vez, deverão obedecer ao previsto em seus respectivos calendários, homologados no início do ano letivo.

TudoFácil e agências FGTAS/Sine

As unidades do TudoFácil (Centro, Zona Norte e Zona Sul) não funcionarão na quinta-feira. Em Porto Alegre, a medida também será adotada na sede administrativa da FGTAS (Avenida Borges de Medeiros, 521), na Casa do Artesão (Avenida Júlio de Castilhos, 144) e no Vida Centro Humanístico (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2.132).  

Ônibus

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que os ônibus circularão com tabela de feriado nesta quinta-feira e com tabela eventual na sexta-feira, que representa uma redução de cerca de 6% nas viagens, sem alteração no funcionamento da primeira e última viagem de cada linha. As informações sobre os horários das viagens podem ser consultadas no site da EPTC. O Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção (CIPEI), na Rua Uruguai, 45, na ATP, (Avenida Protásio Alves, 3.885), Posto Triângulo (Terminal Triângulo - Avenida Assis Brasil, 4.320) não abrem na quinta-feira. A EPTC atende pelo fone 118 (24 horas).   

Trensurb 

Na quinta-feira , será utilizada a tabela horária de domingos e feriados. Na sexta, no sábado (17) e no domingo (18), serão utilizadas as tabelas normais correspondentes: de dias úteis, sábados e de domingos e feriados, respectivamente. As tabelas horárias estão disponíveis neste site da Trensurb


MAIS SOBRE

Últimas Notícias