Projeto que oferece capacitação para idosos de Canoas está com inscrições abertas  - Notícias

Versão mobile

 

Qualificação03/11/2018 | 08h15Atualizada em 03/11/2018 | 08h15

Projeto que oferece capacitação para idosos de Canoas está com inscrições abertas 

Seleção, aberta para quem recebe até dois salários mínimos, será por sorteio

Projeto que oferece capacitação para idosos de Canoas está com inscrições abertas  Mateus Bruxel/Agencia RBS
Lia conseguiu emprego e está feliz da vida Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

Foram apenas 20 dias de espera entre a formatura no Programa Gerações, da prefeitura de Canoas, e o dia em que Lia Rejane Pacheco Joaquim, 61 anos, conseguiu um emprego no setor de teleatendimento. 

A técnica de enfermagem aposentada estava havia um ano enviando currículos, porém recebia apenas negativas.

– O salário baixou quando me aposentei. Precisava complementar a renda. Mas enviava os currículos por e-mail e, às vezes, nem respondiam ou negavam por causa da idade – conta a aposentada.

Fique por dentro das notícias do Espaço do Trabalhador

Foi então que Lia se inscreveu no Gerações, uma capacitação para idosos. A moradora do bairro Rio Branco foi sorteada para ingressar em uma das 60 vagas. As aulas ocorreram duas vezes por semana no turno na tarde, de março a setembro deste ano. Nos demais dias, os idosos faziam estágios em diferentes áreas da prefeitura. Lia estagiou no setor de uniformes da Secretaria Municipal de Educação.

– Foi muito bom para a socialização, conheci pessoas novas, interagi com colegas mais jovens – relata.

No decorrer dos seis meses de curso, foram tratados assuntos diversos, como planejamento de carreira, aulas de informática, português, atendimento ao público e orientações sobre o Estatuto do Idoso. 

Os idosos também aprenderam a usar o celular, a baixar aplicativos e a comunicar-se pelas redes sociais.

– Cresci, aprendi muito, convivi e fiz muitas amizades – diz Lia, emocionada.

CANOAS, RS, BRASIL, 31-10-2018: Lia Rejane, idosa participante do Programa Gerações, na casa onde mora, em Canoas. O programa capacita idosos de baixa renda para oportunizar o ingresso deles no mercado de trabalho. (Foto: Mateus Bruxel / Agência RBS)
"Aprendi muito e fiz amizades", diz LiaFoto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

Inscrições abertas até 14 de novembro

O Programa Gerações está com as inscrições abertas até o dia 14 de novembro. Quem deseja participar deve buscar a Central da Pessoa Idosa (Avenida Victor Barreto, 2.970), uma das subprefeituras de Canoas ou inscrever-se neste site.  

Serão 60 vagas distribuídas em duas turmas. Do total, duas vagas são destinadas para idosos com deficiência e uma para o idoso com maior idade, desde que esteja dentro dos critérios de seleção. Para as demais, 50% são destinadas para idosos com renda até dois salários mínimos, e as outras 50% para os que não possuem renda. A seleção é realizada por meio de um sorteio público, que ocorrerá em dezembro. As aulas terão início em março de 2019. 

Pelo estágio que é realizado, os alunos recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 727, além de uniforme e materiais didáticos. Mais informações pelo telefone (51) 3236-1100.

Requisitos para concorrer às vagas

  •  Ter idade igual ou superior a 60 anos 
  • Ser morador de Canoas há pelo menos dois anos
  • Possuir, no mínimo, ensino fundamental incompleto (ser alfabetizado)
  • Não ter renda superior a dois salários mínimos nacionais
  • No caso de candidatos com deficiência, apresentar laudo médico, com Classificação Internacional de Doenças (CID), avaliando a aptidão para o curso, na parte teórica e prática
  • Não estar respondendo a processo criminal



 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros