Notícias



Qualificação

Projeto que oferece capacitação para idosos de Canoas está com inscrições abertas 

Seleção, aberta para quem recebe até dois salários mínimos, será por sorteio

03/11/2018 - 08h15min


Maria Eugenia Bofill
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Lia conseguiu emprego e está feliz da vida

Foram apenas 20 dias de espera entre a formatura no Programa Gerações, da prefeitura de Canoas, e o dia em que Lia Rejane Pacheco Joaquim, 61 anos, conseguiu um emprego no setor de teleatendimento. 

A técnica de enfermagem aposentada estava havia um ano enviando currículos, porém recebia apenas negativas.

– O salário baixou quando me aposentei. Precisava complementar a renda. Mas enviava os currículos por e-mail e, às vezes, nem respondiam ou negavam por causa da idade – conta a aposentada.

Fique por dentro das notícias do Espaço do Trabalhador

Foi então que Lia se inscreveu no Gerações, uma capacitação para idosos. A moradora do bairro Rio Branco foi sorteada para ingressar em uma das 60 vagas. As aulas ocorreram duas vezes por semana no turno na tarde, de março a setembro deste ano. Nos demais dias, os idosos faziam estágios em diferentes áreas da prefeitura. Lia estagiou no setor de uniformes da Secretaria Municipal de Educação.

– Foi muito bom para a socialização, conheci pessoas novas, interagi com colegas mais jovens – relata.

No decorrer dos seis meses de curso, foram tratados assuntos diversos, como planejamento de carreira, aulas de informática, português, atendimento ao público e orientações sobre o Estatuto do Idoso. 

Os idosos também aprenderam a usar o celular, a baixar aplicativos e a comunicar-se pelas redes sociais.

– Cresci, aprendi muito, convivi e fiz muitas amizades – diz Lia, emocionada.

Mateus Bruxel / Agencia RBS
"Aprendi muito e fiz amizades", diz Lia

Inscrições abertas até 14 de novembro

O Programa Gerações está com as inscrições abertas até o dia 14 de novembro. Quem deseja participar deve buscar a Central da Pessoa Idosa (Avenida Victor Barreto, 2.970), uma das subprefeituras de Canoas ou inscrever-se neste site.  

Serão 60 vagas distribuídas em duas turmas. Do total, duas vagas são destinadas para idosos com deficiência e uma para o idoso com maior idade, desde que esteja dentro dos critérios de seleção. Para as demais, 50% são destinadas para idosos com renda até dois salários mínimos, e as outras 50% para os que não possuem renda. A seleção é realizada por meio de um sorteio público, que ocorrerá em dezembro. As aulas terão início em março de 2019. 

Pelo estágio que é realizado, os alunos recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 727, além de uniforme e materiais didáticos. Mais informações pelo telefone (51) 3236-1100.

Requisitos para concorrer às vagas

  •  Ter idade igual ou superior a 60 anos 
  • Ser morador de Canoas há pelo menos dois anos
  • Possuir, no mínimo, ensino fundamental incompleto (ser alfabetizado)
  • Não ter renda superior a dois salários mínimos nacionais
  • No caso de candidatos com deficiência, apresentar laudo médico, com Classificação Internacional de Doenças (CID), avaliando a aptidão para o curso, na parte teórica e prática
  • Não estar respondendo a processo criminal




MAIS SOBRE

Últimas Notícias