Notícias



Caranga & Cia

10 dicas para uma viagem tranquila de carro

Com dois feriados pela frente, saiba como garantir a segurança na hora de pegar a estrada

20/12/2018 - 07h00min


Felipe Bortolanza
Enviar E-mail
Robinson Estrásulas / Agencia RBS
Com a estrada cheia, atenção redobrada

Há dois feriados pela frente. Natal e Ano-Novo combinam com celebração e alegria. Mas, das estradas, chegam notícias tristes. Segundo o Detran, cerca de 37 mil pessoas morrem no trânsito por ano no Brasil. Outras 400 mil ficam feridas. Estes 10 mandamentos são formulados com a ajuda da Polícia Rodoviária Federal. A Caranga deseja boa viagem e boas festas!

1 ) Ultrapasse com segurança

Não ultrapasse em local proibido. Evite ultrapassagens perigosas, mesmo quando a sinalização permite. Na dúvida, mantenha-se na sua pista e espere um lugar apropriado, com boa visibilidade.

Leia também
Sete pecados que pesam no bolso do motorista
Preço da gasolina cai 26 centavos em Porto Alegre nas últimas quatro semanas

2 ) Obedeça à sinalização

Respeite os limites de velocidade indicados nas placas. Além de evitar multas ou até perda da carteira de habilitação, você preserva vidas, sobretudo a sua e a de sua família. É bem melhor pegar a estrada com tempo sobrando do que compensar um atraso abusando da velocidade.

3) Contenha a distração

Desatenção está entre as três maiores causas de acidentes. O Detran tem uma lista de atos inusitados do motorista que resultam em batidas: separando briga dos filhos, apagando cigarro, discutindo com passageiro e falando ao celular. Abaixo o estresse e os aparatos eletrônicos!

4 ) Se beber, não dirija

Dirigir alcoolizado pode gerar multas, prisão e mortes. Não programe viagens sem antes recuperar-se da noitada. O álcool, entre outros males, tira a percepção do motorista.

5 ) Evite a madrugada

É no horário da 0h às 6h que acontece a maioria dos acidentes com mortes na estradas. Neste período, é mais fácil encontrar pessoas alcoolizadas e sonolentas. E mais: a escuridão esconde armadilhas do asfalto, como buracos.

6 ) Exercite a  paciência

Encarar trânsito lento em feriadões é tão comum como encontrar Papai Noel em shopping. Numa situação como esta, seja paciente e não force ultrapassagens ou mesmo utilize o acostamento para “furar” a fila.

Em dias de engarrafamento, o ideal é o motorista estar preparado. Uma dica importante é ter água potável dentro do carro. Serve para matar a sede e também para auxiliar em caso de problema mecânico.

7 ) Revise o carro

Antes de pegar a estrada, certifique-se de que seu veículo está em boas condições. Procure seu mecânico de confiança para revisar itens básicos, como freio, embreagem, suspensão e líquidos.

8 ) Faça intervalos

Especialistas recomendam: pare por 15 minutos a cada duas horas de viagem. O descanso relaxa a musculatura. A parada jamais deve ser feita no acostamento.

9 ) Mantenha a distância

Mantenha-se sempre a uma distância segura do veículo da frente. Assim, caso o carro freie repentinamente, você terá tempo de parar com segurança e evitará colisões. E não esqueça o básico: use sempre cinto de segurança, no banco dianteiro ou traseiro. 

10) Se ligue nos pedestres

Uma em cada cinco vítimas fatais de acidentes no trânsito é pedestre. Ou seja: além da atenção com outros carros, é preciso ter cuidado com irresponsáveis que cruzam a via fora das faixas de segurança. Atenção redobrada principalmente em trevos ou quando passar por perímetros urbanos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias