Notícias



Música

A rotina de Wilson Paim, compositor que canta o Natal tradicionalista

Desde 1996, artista percorre o Estado no mês de dezembro fazendo apresentações artísticas

24/12/2018 - 06h01min

Atualizada em: 24/12/2018 - 08h42min


Elana Mazon
Elana Mazon
Enviar E-mail
Ronald Mendes / Divulgação
Cantor e compositor Wilson Paim

“No céu do meu sul, há uma nova luz”, “É a noite feliz da querência, é Natal quando a noite é mais bela!”. Talvez você já tenha ouvido estes versos, principalmente em dezembro. Eles fazem parte de canções do CD Natal Gaúcho, do cantor e compositor nativista Wilson Paim. Apesar de ter sido lançado originalmente em 1996, o trabalho segue atual e fazendo sucesso: todo dezembro, o artista percorre diversas cidades do Estado para fazer shows temáticos.

Desde 1996, dezembro é um mês lotado de compromissos para o cantor nativista Wilson Paim, 57 anos. É que, naquele ano, ele lançou o primeiro de seus três CDs com músicas voltadas para as festas de final de ano, o Natal Gaúcho. No repertório, canções clássicas voltadas para esta época especial, além de outras inéditas, com arranjos e letras gauchescos. 

Desde então, nesta época, ele percorre as mais diversas cidades do Estado fazendo apresentações temáticas. Em 2018, os shows natalinos começaram no dia 7 de dezembro e seguiram até o dia 23.– Vale ressaltar que é sempre assim, desde que lancei o primeiro Natal Gaúcho – diz ele.Impossível negar: depois de tantos anos celebrando o Natal com milhares de gaúchos, a ligação dele com a data é muito forte.

Ronald Mendes / Divulgação
Apresentação em que interpreta as canções do CD Natal Gaúcho

Famílias inteiras
O público das apresentações costuma ser formado por famílias inteiras que, inspiradas pelo clima de união desta época, cantam junto as letras de canções como É Natal, Tchê e Noite Feliz na Querência. – Meus shows de Natal são sempre marcantes. Tenho a oportunidade de cantar em praças e ginásios para as famílias de vários municípios. Estimo que tenham sido, até agora, mais de três milhões de espectadores nesses anos todos – conta.

História
A ideia do Natal Gaúcho surgiu diante da vontade de surpreender o mercado fonográfico, em 1996. – Queríamos algo especial. Então, imaginamos um disco com músicas natalinas e sotaque gaúcho. O que fizemos? Botamos bombacha no Papai Noel (risos)! – diz WilsonO repertório foi escolhido a dedo. E tanto cuidado deu resultado:– Vendemos, na época, 108 mil cópias em 45 dias.

Outros trabalhos
Apesar de toda esta ligação, o trabalho de Wilson Paim não se resume aos discos de Natal. Pelo contrário. O cantor e compositor nativista tem 34 anos de carreira. Ele começou na 3ª Coxilha Nativista, em Cruz Alta, com a canção Martim Pescador.Desde então, são 50 CDs e dois DVDs lançados.Para este ano, o projeto é investir em outras plataformas:– Quero gravar vários clipes das minhas canções famosas e outras inéditas.

Na casa do artista
Depois da maratona de shows, Wilson também vai curtir a data, é claro.– Natal, para mim, representa amor, abraço, alegria, família e presentes (risos) – conta.Depois do último show natalino, no domingo passado, dia 23, em Viamão, o cantor voltou para Tramandaí, onde vive.

Férias
Ele vai passar as festas de fim de ano por lá com a sua família. A casa fica cheia: além da esposa, Janaína Maia, Wilson reúne os filhos Caren, Wilson Filho, Marcírio e o caçula João, três aninhos, além do genro, dos sogros, do neto Rafael, dois anos, e de alguns amigos.– Vou descansar em casa com minha linda e amada família. Em janeiro, pretendo viajar de férias por 15 dias, pelo menos. Depois, volto com todo o gás para trabalhar com música – finaliza.
 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias