Notícias



Piquetchê do DG

Conheça o cabeleireiro especialista em fazer penteados de prenda

Dionatan oferece curso online sobre o assunto para quem quiser aprender

10/12/2018 - 07h00min


Elana Mazon
Elana Mazon
Enviar E-mail


Facebook / Reprodução
Dionata, entre as prendas

Morador de Caxias do Sul,Dionatan da Silva Nunes, 24 anos, tem duas paixões: sua profissão, cabeleireiro, que exerce há oito anos, e as danças tradicionais gaúchas. Ele dança em invernadas há 15 anos. Há cinco, faz parte do grupo adulto do CTG Marco da Tradição. Dionatan também une as duas atividades. É ele quem faz os penteados das prendas do seu CTG – e de outros tantos – para as apresentações. Há algum tempo, sua rotina também virou renda extra: Dionatan oferece, pela internet, cursos para as prendas que querem aprender a dar um up no visual.

No início, prática com amigas

Desde bem novo, Dionatan convive com salões de beleza. Quando ele tinha 

Facebook / Reprodução
Habilidade mágica

14 anos, sua mãe comprou um estabelecimento que também oferecia cursos de cabeleireiro.

– Eu saía da escola e ia para o salão. Comecei a ter vontade de aprender as técnicas e fiz um curso básico. Um ano e meio depois, já queria me especializar – conta ele.

Quando estudava sobre penteados, Dionatan precisava praticar e viu nas colegas de invernada do CTG uma oportunidade para isso:

– Sempre gostei de desenvolver penteados. Comecei a chamar uma amiga ou outra, as mais próximas. Quando percebi, tinha mais gente me procurando.

União de duas atividades

Depois de começar a atuar com algumas prendas, não demorou para que Dionatan passasse a arrumar os cabelos da invernada inteira. Tudo isso, é claro, sem deixar de lado sua paixão por dançar:

– Às vezes, faço penteados, ou pelo menos dou uma ajuda para integrantes de mais de uma invernada, no mesmo dia. Depois, vou me apresentar (risos). Pensa que é fácil? Nada disso. Quando o grupo se apresenta no início da tarde, por exemplo, ele começa a trabalhar cedinho pela manhã. Quando a apresentação inicia nas primeiras horas da manhã, Dionatan vira a madrugada embelezando as prendas. Nesta batida, o profissional percebeu que esta é uma dificuldade comum entre os CTGs.

– Nem todas as entidades têm um integrante da invernada que faça esse serviço. As prendas precisam pagar ou fazer elas mesmas. Daí, veio a ideia do curso – afirma.

Qualificação e conhecimento

O curso online aborda questões como a preparação do cabelo antes do penteado, técnicas para ondular os fios e dá dicas de penteados simples, que podem ser desenvolvidos pela própria prenda antes de uma apresentação. 

– Geralmente, as prendas já sabem muita coisa, pela prática. A ideia é facilitar a vida das pessoas que estão neste meio, ajudar a aprimorar estes conhecimentos de forma que elas possam realizar os penteados ou fazer umas nas outras – conta.

Detalhes

Dionatan afirma que os penteados para as dançarinas de CTG possuem algumas características específicas.

– Primeiro, é preciso entender o contexto do tradicionalismo. As obras de Paixão Côrtes e da esposa dele, dona Marina, descrevem como os cabelos devem ser usados – diz ele, que alerta para a necessidade de estudar o assunto:

– No salão, trabalho com penteados mais despojados, e as tendências mudam muito. Para as prendas, geralmente é mais alinhado, preso, sem fios soltos – explica.

Os adereços também devem ser considerados em uma produção para as danças tradicionais:

– Dificilmente peças como o pente de osso, muito tradicional, vão ser usadas em outra situação que não para as prendas. É uma questão de adaptação. 

Possibilidade de trabalho

Além de ajudar as prendas que lidam com a dificuldade de arrumar os cabelos, Dionatan acredita que estar qualificado para atender este público pode ser uma oportunidade de ter uma renda extra.

– CTGs participam de competições oito, 10 vezes por ano. 

Perto das datas de rodeios importantes, eu atendo prendas de outras entidades. Este mercado pode ser explorado.

Saiba mais

— O curso online ministrado por Dionatan chama-se Penteado de Prenda Descomplicado. Mais informações pelo site 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias