Conheça o cabeleireiro especialista em fazer penteados de prenda - Notícias

Vers?o mobile

 
 

Piquetchê do DG10/12/2018 | 07h00Atualizada em 10/12/2018 | 07h00

Conheça o cabeleireiro especialista em fazer penteados de prenda

Dionatan oferece curso online sobre o assunto para quem quiser aprender


Dionatan Nunes, cabeleireiro que oferece curso para penteados de prenda
Dionata, entre as prendasFoto: Facebook / Reprodução

Morador de Caxias do Sul,Dionatan da Silva Nunes, 24 anos, tem duas paixões: sua profissão, cabeleireiro, que exerce há oito anos, e as danças tradicionais gaúchas. Ele dança em invernadas há 15 anos. Há cinco, faz parte do grupo adulto do CTG Marco da Tradição. Dionatan também une as duas atividades. É ele quem faz os penteados das prendas do seu CTG – e de outros tantos – para as apresentações. Há algum tempo, sua rotina também virou renda extra: Dionatan oferece, pela internet, cursos para as prendas que querem aprender a dar um up no visual.

No início, prática com amigas

Desde bem novo, Dionatan convive com salões de beleza. Quando ele tinha 

Dionatan Nunes, cabeleireiro que oferece curso para penteados de prenda
Habilidade mágicaFoto: Facebook / Reprodução

14 anos, sua mãe comprou um estabelecimento que também oferecia cursos de cabeleireiro.

– Eu saía da escola e ia para o salão. Comecei a ter vontade de aprender as técnicas e fiz um curso básico. Um ano e meio depois, já queria me especializar – conta ele.

Quando estudava sobre penteados, Dionatan precisava praticar e viu nas colegas de invernada do CTG uma oportunidade para isso:

– Sempre gostei de desenvolver penteados. Comecei a chamar uma amiga ou outra, as mais próximas. Quando percebi, tinha mais gente me procurando.

União de duas atividades

Depois de começar a atuar com algumas prendas, não demorou para que Dionatan passasse a arrumar os cabelos da invernada inteira. Tudo isso, é claro, sem deixar de lado sua paixão por dançar:

– Às vezes, faço penteados, ou pelo menos dou uma ajuda para integrantes de mais de uma invernada, no mesmo dia. Depois, vou me apresentar (risos). Pensa que é fácil? Nada disso. Quando o grupo se apresenta no início da tarde, por exemplo, ele começa a trabalhar cedinho pela manhã. Quando a apresentação inicia nas primeiras horas da manhã, Dionatan vira a madrugada embelezando as prendas. Nesta batida, o profissional percebeu que esta é uma dificuldade comum entre os CTGs.

– Nem todas as entidades têm um integrante da invernada que faça esse serviço. As prendas precisam pagar ou fazer elas mesmas. Daí, veio a ideia do curso – afirma.

Qualificação e conhecimento

O curso online aborda questões como a preparação do cabelo antes do penteado, técnicas para ondular os fios e dá dicas de penteados simples, que podem ser desenvolvidos pela própria prenda antes de uma apresentação. 

– Geralmente, as prendas já sabem muita coisa, pela prática. A ideia é facilitar a vida das pessoas que estão neste meio, ajudar a aprimorar estes conhecimentos de forma que elas possam realizar os penteados ou fazer umas nas outras – conta.

Detalhes

Dionatan afirma que os penteados para as dançarinas de CTG possuem algumas características específicas.

– Primeiro, é preciso entender o contexto do tradicionalismo. As obras de Paixão Côrtes e da esposa dele, dona Marina, descrevem como os cabelos devem ser usados – diz ele, que alerta para a necessidade de estudar o assunto:

– No salão, trabalho com penteados mais despojados, e as tendências mudam muito. Para as prendas, geralmente é mais alinhado, preso, sem fios soltos – explica.

Os adereços também devem ser considerados em uma produção para as danças tradicionais:

– Dificilmente peças como o pente de osso, muito tradicional, vão ser usadas em outra situação que não para as prendas. É uma questão de adaptação. 

Possibilidade de trabalho

Além de ajudar as prendas que lidam com a dificuldade de arrumar os cabelos, Dionatan acredita que estar qualificado para atender este público pode ser uma oportunidade de ter uma renda extra.

– CTGs participam de competições oito, 10 vezes por ano. 

Perto das datas de rodeios importantes, eu atendo prendas de outras entidades. Este mercado pode ser explorado.

Saiba mais

— O curso online ministrado por Dionatan chama-se Penteado de Prenda Descomplicado. Mais informações pelo site 

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros