Notícias



Dia na piscina

Crianças e adolescentes ganham festa de Natal em clube de Porto Alegre

Natal chegou mais cedo para crianças e adolescentes de escola do Jardim Botânico, que curtiram piscina, almoço especial e presentes no Partenon Tênis Clube

17/12/2018 - 18h31min

Atualizada em: 17/12/2018 - 21h28min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Omar Freitas / Agencia RBS
Gurizada animada no Partenon Tênis Clube

Crianças e adolescentes de sete a 15 anos da Escola Integração dos Anjos, do bairro Jardim Botânico, em Porto Alegre, tiveram um dia especial nesta segunda-feira. Depois de quase uma semana de ansiedade, 87 estudantes viveram o momento pelo qual aguardavam com expectativa: uma segunda-feira com piscina, lanches e presentes de Natal no Partenon  Tênis Clube .  

– Eles estavam ansiosos por este dia. Muitos não têm acesso a piscina, e este é um momento para fechar o ano e sair da rotina – explica a educadora social Flavia Marques, enquanto ficava de olho na gurizada nas duas piscinas do clube. 

A Escola Integração dos Anjos, administrada pela Associação Integração dos Anjos e conveniada com a prefeitura de Porto Alegre, tem cerca de 120 estudantes e oferece atividades no turno inverso ao da escola como sala de jogos, informática e reforço escolar. Também atende turmas de Educação Infantil. 

Eufóricos na manhã de ontem, os alunos mal sabiam enumerar o que mais gostavam ao curtirem um dia no clube. 

Omar Freitas / Agencia RBS
Turma da Escola Integração dos Anjos

– Vir para a piscina e jogar futebol dentro da água é muito bom. Jogar vôlei também eu gosto muito. Melhor ainda é poder mergulhar  – avaliou Ênio Henrique Masssaro da Silva Junior, sete anos.

Flavia Marques explica que houve preparação em sala de aula para o bom comportamento da gurizada na piscina. Além das monitoras que ficavam de olho nos pequenos, eles mesmos tinham noção da própria conduta: 

– Não podemos correr ao redor da piscina nem dar cambalhota aqui dentro. Também não pode dar chute no colega – ensinou Sofia Brenda Assis, sete anos, ao ser questionada pela reportagem.

Omar Freitas / Agencia RBS
Scheila tira foto da gurizada comportada na piscina

E Ênio, um dos mais animados em meio à gurizada, reforçou:

– Não pode jogar lixo na água (da piscina) nem beber, porque é nojento.  

A animação da gurizada era tanta que alguns não entendiam porque a equipe de reportagem do Diário Gaúcho também não caía na piscina:

– Tia, por que tu não está de biquíni também? Estar na piscina é muito bom – questionou à reportagem Maria Eduarda Silveira Carvalho, sete anos, junto de outros colegas. 

Ela conta que nesta temporada de calor não é a primeira vez que toma banho de piscina, mas que, até agora, foi a única oportunidade que teve de aproveitar o banho com outros amigos.

– Estar com os colegas aqui é muito bom. Podemos brincar. 

Omar Freitas / Agencia RBS
Maria Eduarda curtindo a piscina com amigas

Painel de boas atitudes

O dia de diversão foi possível graças a uma construção pedagógica feita ao longo do ano. A escola possui um painel de boas atitudes, onde todos os dias os próprios alunos avaliam seu comportamento naquele período. Ao longo do ano, eles vão percebendo o quanto evoluem. 

A coordenadora pedagógica Sheila Carvalho explica que esta é a primeira vez que a turma passa o dia na piscina e que, antes de saírem da escola para o clube, foram bem orientados: 

– Explicamos que aqui eles são visitas e precisam se comportar. E já na entrada eles foram simpáticos e cumprimentaram todo mundo.

Além do almoço com galeto, lanche e distribuição de presentes, a gurizada viu a apresentação de um grupo de patinação. Tudo foi oferecido pela diretoria do Partenon Tênis Clube, com a colaboração do comércio local.

– Foi um dia maravilhoso e gratificante, as crianças aproveitaram ao máximo – afirma o administrador do Clube, Nilton Machado. 

Últimas Notícias