Notícias



Contaminação

Análise de cromo no solo e na água será concluída mais cedo, em Canoas

A Fepam pediu ao laboratório responsável pelas análises que o relatório com o extensão exata da contaminação seja finalizado um mês antes do que estava previsto

23/01/2019 - 11h21min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Derli Colomo Jr. / Prefeitura de Canoas
Empresa teve atividades suspensas até o fim do processo

As respostas sobre a contaminação do solo do bairro Niterói, em Canoas, por cromo VI, parecem mais próximas. O relatório final da análise que está sendo feita na área contaminada deve ser publicado no próximo mês. A previsão inicial era para final de março. O adiantamento foi uma exigência da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), que assumiu o gerência sobre o caso no fim do ano passado. 

Leia mais
Moradores reclamam da qualidade do sinal de celular no Guajuviras
Processo para matricular crianças na Educação Infantil confunde pais em Canoas
Ministério Público vai investigar contaminação por cromo em Canoas

— Nos reunimos com o laboratório e a empresa de cromagem para acelerar esse cronograma. A contaminação foi descoberta em 2017. Por isso, queremos as respostas definitivas logo — explica a engenheira química Fabiane Vitt, chefe da Divisão de Controle da Poluição Industrial da Fepam.

Desde o dia 18 de dezembro, as atividades da empresa Lacerda, conhecida como Cromagem São Vicente, foram suspensas pela prefeitura de Canoas. A companhia é a responsável pela contaminação por cromo VI do lençol freático no bairro Niterói. A atuação da empresa, que envolve o processo para recobrimento metálico de objetos com o cromo, seguirá interrompida até o término dos estudos técnicos que apontarão a extensão da poluição pelas ruas do bairro. O cromo VI, quando em alta concentração na água, é cancerígeno.

— Acreditamos que o relatório vai apontar uma área bem menor do que a delimitada pela prefeitura. Foi feito o alerta em uma área bem maior, por prevenção — conta Fabiane.

A área de risco, enquanto não se conhece a extensão exata da contaminação, é no quadrante que vai da BR-116 até a Rua Fernando Ferrari, e da Rua Alegrete até a Rua Minas Gerais. 

Remediação

Segundo Fabiane, com adiantamento do cronograma, as medidas de remedição também poderão começar antes do previsto. A remediação é conjunto de ações que a empresa responsável pelo problema terá de fazer para retirada dos contaminantes do solo e da água do lençol freático. 

— Existem várias maneiras de remediar. Vai depender da extensão que será apontada no relatório final. Depois disso, a empresa contrata um agente autorizado para planejar a remediação. A Fepam avalia esse projeto e o autoriza — diz Fabiane.

A conclusão dos trabalho ainda não tem data. Mas, a ideia é iniciar a remediação logo que o relatório final for analisado.

— O assunto é prioridade para nós — garante a engenheira química. 

Mudança

Com o caso de contaminação no solo por cromo no bairro Niterói, a prefeitura de Canoas deixou de ser a responsável por licenciar empresas de galvanoplastia na cidade. Agora, este tipo de licenciamento voltou a ser responsabilidade da Fepam no município. 

— Algumas prefeituras têm autorização para fazer licenciamentos, dependendo do ramo e da capacidade do município. Porém, em Canoas, notificamos a prefeitura e reassumimos essa responsabilidade depois dos problemas com o cromo — explica Fabiane. 

Entenda o caso

/// A Cromagem São Vivente funcionava desde 1960. A área da empresa é de aproximadamente 200 metros quadrados. 

/// No local, o processo de cromagem era por imersão. A peça chegava bruta, passava por limpeza, desengraxe, polimento e seguia para os banhos de níquel e cromo.

/// Em 2017, enquanto fazia uma escavação para instalar uma piscina, o morador de uma residência aos fundos da empresa encontrou água de coloração amarelada no solo.

/// Com isso, a Secretaria de Meio Ambiente de Canoas solicitou a investigação confirmatória, que iniciou em dezembro de 2017. 

/// O resultado das análises apontou contaminação por cromo no solo e na água subterrânea acima dos limites permitidos. 

/// Em 2018, a secretaria municipal solicitou ao empreendedor a investigação detalhada, para delimitar a extensão exata do contaminação. 

/// Em dezembro de 2018, a Fepam tomou conhecimento da situação, assumiu o processo de licenciamento na cidade e acompanha a continuidade da investigação.

/// Neste mês, a Fepam acordou com a empresa e o laboratório contratado que o resultado da investigação detalhada deve ser publicado até o mês que vem.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias