Notícias



Gravataí

Aposentado transforma terreno baldio em jardim na Morada do Vale

Aposentado começou limpando o local, reuniu alguns pneus velhos e os pintou. Depois, foi capinando a área, plantando mais árvores e mudas de flores. 

05/01/2019 - 07h00min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Fernando Gomes / Agencia RBS
Vilson é o responsável por cuidar das plantas

Canteiros com rosas brancas e vermelhas. Árvores que dão frutos como laranja, bergamota, pitanga e pêssego. Parece o jardim de um casa muito bem cuidada, mas é um terreno baldio que foi adotado por um morador do bairro Morada do Vale I, em Gravataí. Servidor público aposentado, Vilson Miguel da Fonseca, 68 anos, ficava indignado com o lixo que era jogado na área próxima da sua casa. 

Há seis anos, resolveu mudar esse cenário. Começou limpando o local, reuniu alguns pneus velhos e os pintou. Depois, foi capinando a área, plantando mais árvores e mudas de flores. 

– Pegava as rosas do jardim da minha esposa e colocava lá – recorda ele, bem humorado.

Em pouco tempo, o lixo deu lugar à um espaço digno de contemplação. No lugar dos sacos, caliças e até de restos de animais, agora estão o verde das árvores e o vermelho e branco das flores que enfeitam o terreno.

Vizinhança apoia

Há algumas garrafas pet no local, mas não são lixo. Serviram de base para construção da decoração de Natal do terreno na Rua Cônego Viana. A ideia veio de uma vizinha de Vilson, que elogia o empenho do morador nos cuidados que ele tem com a praça que foi criada.

– Montamos a árvore de garrafas e foi um sucesso. Ganhamos até um Papai Noel para colocar ali. Mas, se está assim hoje, é pela dedicação do Vilson – diz a metalúrgica aposentada Jaldiva Bica Pedreira, 74 anos. 

Os dois vivem no bairro há cerca de quarenta anos. Fazem parte da safra mais antiga de moradores. É exatamente aos moradores que Vilson busca dedicar seu esforço. Com a voz ofegante, efeito do trabalho intenso de aguar, recolher folhas e podar flores diariamente, ele sugere aos vizinhos que também se empenhem com a ideia:

– Faço muito aqui, que é perto da minha casa. Mas se cada morador adotasse também uma parte próxima da sua, seria muito melhor.

Mesmo contando com pequenas ajudas de comerciantes da região, ele cobre do bolso o custo das capinas na pracinha. 

– E também tem o gasto com a água para regar. Vale pelo resultado, está lindo agora. A prefeitura ajudou, colocando umas luminárias, fica bonito à noite. Tem gente que até para e tira uma foto – comemora Vilson.

O próximo objetivo do morador cruza o limite do terreno, desce a calçada e chega ao saibro esburacado da via. A poeira causada pela falta de pavimentação preocupa o servidor aposentado. Para deixar o caminho até o terreno menos tortuoso – e melhorar a qualidade de vida dos moradores da rua – Vilson busca a realização de obras no local junto à prefeitura de Gravataí:

– Moro aqui há tanto tempo. Seria bom se asfaltassem nossa rua.

Pavimentação não tem previsão 

A prefeitura de Gravataí explicou, por meio de nota, que, atualmente, aguarda a conclusão das obras da Corsan, com a instalação da rede de saneamento Pró-Guaíba em toda a região das Moradas do Vale. Somente após a conclusão destas obras será possível avaliar a possibilidade de aprimoramento da Rua Cônego Viana. Entretanto, não há previsão para que isso ocorra.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias