Notícias



Piquetchê do DG

CTG forma primeira turma de dança com alunos cegos

Pousada da Figueira, em Porto Alegre, é conhecido pelas ações de inclusão

28/01/2019 - 14h40min


Divulgação / CTG Pousada da Figueira
Um novo curso já está programado para 14 de março

Sabe aquela frase “o que os olhos não veem, o coração não sente”?. Para os alunos do CTG Pousada da Figueira, na Lomba do Pinheiro, zona leste da Capital, ela cai por terra quando se fala de dança e cultura gaúcha. Quatro casais do Grupo Inclusão Sem Fronteiras da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs) integraram a primeira turma de cegos a se formar em um curso de danças gaúchas de salão em Porto Alegre. 

Leia mais
Grupo gaudério prepara música em homenagem a Porto Alegre
Conheça o cabeleireiro especialista em fazer penteados de prenda
Com 55 anos de carreira, artista promove encontro de mulheres gaiteiras

A formatura ocorreu no sábado, 26, com baile e jantar aberto ao público.

As aulas começaram em dezembro, a partir de uma ideia do patrão, João Carlos Guterres, que sempre trabalhou com inclusão no centro de tradições, conhecido por ser totalmente acessível e sustentável.

— Estamos sempre buscando inovar e nesta questão de acessibilidade queremos estar sempre à frente. Pelo que temos conhecimento, o curso é uma iniciativa inédita no Brasil —disse. 

Os quatro casais se juntaram a outros 10, que usaram vendas, para apresentar nove ritmos de dança: vaneira, polonese, marcha, milonga, bugio, chamamé, xote, valsa e rancheira. 

Os ensaios semanais proporcionaram a muitos alunos a realização de um sonho. O aposentado Paulo Nunes, 63, lembra que chegou a fazer um curso com a filha há 25 anos, antes de perder a visão. 

— Meus filhos sempre frequentaram CTG, e ficou em mim uma sensação incompleta por não dançar mais. As aulas são uma vitória, pois não existe dificuldades quando se tem força de vontade — relatou.

Objetivos atingidos

Professor de dança há sete anos, Marcelo de Borba, 42, da Academia de Dança Gaúchas Laços de Amizade, disse que ensinar o grupo transformou meta em realidade. 

— Eu sempre tive essa vontade, mas com o convite do patrão conseguimos concretizar. A ideia, inicialmente, era um curso de fandango, mas resolvemos colocar outros ritmos. Espero que mais interessados surjam a partir de agora, pois a intenção é continuar.

Para os integrantes do Pousada da Figueira, trabalhar com tradicionalismo se tornou uma missão que tem ido muito além da oferta de cursos.

— A patronagem está muito satisfeita. Porque a gente tenta ensinar, mas acaba muito mais aprendendo do que ensinando — ressaltou Guterres.  

Novas turmas

/// Dia 14 de março começa uma nova turma. Os interessados podem procurar o CTG Pousada da Figueira no telefone (51) 3319-6100 ou falar com o patrão no 99372-3061. 

/// O CTG fica na Estrada João de Oliveira Remião, 6.791, Lomba do Pinheiro, Parada 17.       

/// O curso custa R$ 100 por casal. Para o público cego, é gratuito. 

Leia mais notícias no Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias