Notícias



Piquetchê do DG

Grupo gaudério prepara música em homenagem a Porto Alegre

Alma Gaudéria se encantou com composição de gaúcho que vive há mais de 20 anos nos Estados Unidos

21/01/2019 - 07h00min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail

Acostumados a cortar estradas Brasil afora, e a encontrar gaúchos “desgarrados” e saudosos de sua terra em suas andanças, os músicos do grupo Alma Gaudéria não esconderam a surpresa ao conhecer Eliseu Soares. 

Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Gauchada em Nova York
Arquivo Pessoal
Os músicos, durante a turnê norte-americana

Foi durante uma turnê de shows em Orlando, nos Estados Unidos, em setembro do ano passado. Radicado há mais de 20 anos em terras estrangeiras, o gaúcho é conhecido na região por acolher brasileiros que para lá viajam – em sua casa, por exemplo, ele já hospedou até famosos, como o humorista Leandro Hassum. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Eliseu, quarto, da direita para a esquerda: saudade virou música

Quando assistiu ao show do grupo em solo norte-americano, Eliseu não conteve seu gauchismo e revelou aos músicos que tinha composto uma música, Voo à Porto Alegre, em homenagem à sua cidade natal. 

A inspiração veio em um momento especial: quando ele recebeu o tão sonhado Green Card – documento que dá a possibilidade de residência permanente nos Estados Unidos. 

— Fui agraciado com o privilégio de compor essa música. Depois de quase 20 anos longe do Rio Grande do Sul, sem nunca ter voltado nesse período, resolvi expressar, em uma canção, uma soma de sentimentos que eu tinha pela distância do Rio Grande do Sul – explica Eliseu, que também é músico. 

"Vende muito"

Impressionados com a história, e com a música, os gaudérios começaram a conversar entre si, e resolveram que, neste ano, gravariam a faixa. O lançamento está previsto para março, perto das festividades do aniversário de Porto Alegre, que celebra 247 anos no dia 26 de março. 

— Depois do show, ficamos impressionados. A gente sabe que o "produto" que mais "vende" no exterior, para o brasileiro, é a saudade. Começamos a conversar, e ele me disse: "tu não tem noção da saudade que eu tenho de Porto Alegre. Até música já fiz." Quando ele me mostrou, eu disse: "isso é sucesso, cara, tem refrão bom". Uma música que fala do amor por Porto Alegre — afirma Fernando Espíndola, voz solo e violão do grupo, que completa: 

— É uma canção linda e um pouco diferente da nossa pegada fandangueira. Ela lembra clássicos como Deu Pra Ti (de Kleiton & Kledir) ou Desgarrados (de Mário Barbará)... 

Façanhas locais em destaque

O lançamento da faixa, aliás, casa perfeitamente com uma espécie de slogan que o grupo vem propagando nos últimos tempos:
"em qualquer lugar do mundo, mantenho a alma gaudéria”. Mesmo com o sucesso no país, e aparecendo em shows no Exterior, como em Orlando, nos Estados Unidos, o grupo faz questão de salientar suas façanhas locais.

— Fizemos o primeiro baile, em 2018, do 66° Congresso Tradicionalista. Depois, fizemos também o baile do Enart — diz Fernando.

O músico destaca uma curiosidade, como observador de gaúchos em várias querências:

— Quando estamos fora daqui, nos impressionamos com a saudade que os gaúchos sentem de sua terra-natal. Isso explica o um fato curioso: conhecemos pessoas que nunca foram em um CTG aqui no Rio Grande do Sul. Mas, quando saem daqui, viram tradicionalistas fervorosos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias