Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes e uma voltinha de bicicleta

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

25/01/2019 - 08h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS

Elas são vistas pra lá e pra cá nas ciclovias da cidade. Qualquer hora é hora de pedalar. De manhã cedo, a caminho do trabalho. No final do dia, pra mexer o corpo e aliviar a cabeça. Aliás, bicicletas são a salvação pra quem não gosta de academia. Se tiver sol, elas tiram a família do sofá. Presas nos bagageiros dos carros, giram suas rodas ao sabor do vento. Estacionadas nas estações de aluguel, esperam companhia pra ganhar a liberdade. Nos postos de gasolina, se enchem de ar e de disposição. 

Leia outras colunas da Maga

Cada um tem seu motivo pra andar de bike. Ordens médicas. Meio de transporte pra quem acha que já tem carro demais nas ruas. Competição. Ou só a vontade inconsciente de se sentir criança de novo. Adultos pedalando voltam no tempo e lembram dos joelhos ralados, tombos e tardes de férias com suas magrelas. Sentem o mesmo vento no rosto. E as coxas doendo bem mais do que nas lembranças do passado. Ah, também sujam as pernas com a graxa da correia.

Traseiro 

Alguma criança reclama quando anda de bike? Que o banco tá duro e já nem sente o seu traseiro? Do banco alto? Do guidão baixo demais? Dos aros enferrujados? Do pneu que murchou? Elas apenas pedalam e se divertem. Miram nas poças d’água. Abrem caminho com a mão na buzina. Quem mal alcança os pedais se equilibra do jeito que dá. Tem band-aid em casa. Os que ainda usam as rodinhas sonham com o dia em que vão poder pegar a bike dos primos e irmãos mais velhos.

Cá estou eu, pensando na voltinha de bike que vou dar mais tarde. Assim que terminar de escrever a coluna. Estou na praia, curtindo dias de férias. Aqui tenho tempo e espaço. Ainda não levei minha bicicleta pra ver o mar, mas iremos qualquer hora dessas. Depois, tomaremos banho de mangueira pra tirar a areia e o sal. Posso te pedir uma coisa? Nesse fíndi, faz uma bike feliz. Leva pra dar um rolê no parque, ver o pôr do sol, tomar chimas na praça, onde quiser. Você vai se divertir mais que ela.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias