Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes fala sobre Marie Kondo, a guru da organização

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

18/01/2019 - 08h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS

 Já ouviu falar da Marie Kondo? Essa japonesa adora uma bagunça. Só pra poder organizar tudo direitinho e transformar a vida das pessoas. Sua missão é levar alegria ao mundo através da ordem. E parece que ela está conseguindo. Seus livros "A mágica da arrumação" e "Isso me traz alegria" são campeões de vendas. A Netflix (plataforma de vídeos online) lançou a série Ordem na Casa, com 10 episódios pra ver a guru em ação e sentir na pele o que seus ensinamentos provocam.

Leia outras colunas da Maga

O método KonMari é todo diferentão. Marie Kondo não acredita em organizar peça a peça da casa. Tem que ser por categorias, começando pelas roupas. Depois os livros. Papelada na sequência. Cozinha, banheiro e garagem (trio que ela chama de Komono). Por fim, o mais difícil: itens de valor sentimental. Pequeninha e sorridente, ela provoca uma revolução no lar, doce lar. Pede pra juntar TODAS as roupas da casa numa pilha única porque é necessário enxergar a quantidade total pra mudar. 

Alegria

A mágica acontece ao pegar cada item na mão e se perguntar se aquilo traz alegria. Um a um. Se não traz, não merece estar perto de nós. É arrumação misturada com terapia e autoconhecimento. Marie Kondo ensina a dobrar. Convida a desapegar. Coloca contra a parede acumuladores e bagunceiros. É radical ao mandar (sempre sorrindo) jogar fora os excessos. Segundo ela, quando nos cercamos somente das coisas que amamos, tudo flui melhor. Muda a energia da casa e ilumina o dia a dia. 

O resultado é uma sensação positiva de aconchego. As pessoas sofrem na hora. Depois se sentem aliviadas, livres e gratas. Nem todo mundo consegue. No canal pago GNT, tem um programa parecido: Santa Ajuda, com a Micaela Góes. É legal, mas não tem o carisma da japonesa. Marie Kondo fala de respeito e carinho com nossos pertences. O que significa ter respeito e carinho por nós mesmos. Eu adoro fazer arrumação e comecei a ver a série. Sempre dá pra aprender e se inspirar.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias