Notícias



Seu Problema é Nosso

Após ter sofrido um acidente de carro, jovem de Alvorada busca ajuda para tratamento em Brasília

Giovana Rosa Ferreira, 25 anos, voou para fora do carro e fraturou a medula com o impacto. Agora, a esperança de voltar a andar está na viagem para Brasília, onde será atendida na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação 

25/02/2019 - 09h45min

Atualizada em: 25/02/2019 - 09h54min


LeitorDG / Arquivo Pessoal
Mesmo após o acidente, Giovana não deixa de sorrir e une esforços com a família para conseguir ir para Brasília

O dia 12 de outubro de 2018, feriado de Nossa Senhora Aparecida, marcou a vida de Giovana Rosa Ferreira, 25 anos, moradora do Jardim Porto Alegre, em Alvorada. Na volta de uma comemoração, ela sofreu um acidente de carro que a deixou paraplégica. A esperança de obter melhoras está em um tratamento gratuito para o qual foi aceita em Brasília, na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação. Porém, falta dinheiro para bancar a viagem dela e da mãe, Ana Carla Rosa, 44 anos, além da estadia de Ana. 

Leia mais
Em Porto Alegre, lutadora de muay thai busca recursos para competir na Tailândia
Idosa de Alvorada espera há oito anos por cirurgia ortopédica
Falta de fraldas na farmácia municipal gera transtorno a paciente em Eldorado do Sul   

Rifa e brechó 

Em 19 de janeiro, Ana fez o pedido de atendimento na Rede Sarah. A resposta veio no dia 6 deste mês. A primeira consulta será em 12 de março. 

— Fiquei muito feliz, a Giovana também. É uma tentativa, pois sei que lá tem tudo de mais moderno para tratamentos na medula. A maioria das pessoas não volta a andar, mas é uma possibilidade que ela tem de voltar a fazer coisas que fazia antes — afirma a mãe, que trabalha em uma empresa de alimentação. 

Segundo Giovana, a terapia pode durar entre 15 e 30 dias. 

— Nesse período, minha mãe vai ficar hospedada em algum lugar, mas não temos como pagar por isso. Estamos contando com a ajuda do meu pai, da minha avó e também com o valor da rifa que organizamos — explica. 

O sorteio da rifa vai ocorrer no dia 8 de março, junto a um brechó que a família de Giovana prepara. O objetivo das ações é arrecadar no mínimo R$ 2 mil para o custeio das passagens. Os demais valores serão usados para hospedagem da mãe, que será acompanhante. 

Exemplo de força

– No acidente, depois que o carro capotou várias vezes, voei para fora. Estava sem cinto. No diagnóstico, os médicos falaram que sofri lesão medular. Fiquei 26 dias internada – conta Giovana. 

LeitorDG / Arquivo Pessoal
Ana Carla e Giovana colocam suas esperanças no tratamento

A jovem relata que, antes do acidente, ela, fiel a Nossa Senhora Aparecida, participava de procissão, fazendo pedidos em favor da família. Giovana trabalhava como manicure, porém, desde que teve alta, vive sob os cuidados da mãe. 

— No Hospital Cristo Redentor, onde ela foi internada, os médicos não deram esperanças de que voltaria a caminhar. Mas também jamais disseram “nunca”. Então, não desisti de procurar tratamentos em outras cidades e Estados — relata Ana Carla. 

Foi nessa procura que Ana encontrou a Rede Sarah, reconhecida pelos programas de reabilitação. Entre eles, a neurorreabilitação em lesão medular — que atende adultos com lesões medulares congênitas ou adquiridas. 

— A Giovana é muito batalhadora e, em nenhum momento, desistiu de viver. Ela é exemplo de força de vontade. Vamos vencer mais essa batalha — emociona-se Ana, falando sobre a filha. 

COMO APOIAR 

/// Para doar ou obter informações sobre a rifa, entre em contato pelo telefone (51) 99290-3584, com Giovana. 

/// Também é possível conversar com a mãe, Ana Carla, pelos telefones (51) 98638-3403 e (51) 99116-7159 (apenas WhatsApp). 

Produção: Caroline Tidra 

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias