Notícias



Fique atento

Banco, comércio, saúde e outros serviços em Porto Alegre: confira como ficam os horários no Carnaval

Bancos, TudoFácil e unidades de saúde retornam atendimento somente na quarta-feira (6)

28/02/2019 - 16h31min

Atualizada em: 01/03/2019 - 13h58min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
André Ávila / Agencia RBS
Bancos estarão fechados na segunda (4) e na terça (5), retomando o atendimento a partir do meio-dia de quarta-feira (6)

A folga de Carnaval irá alterar muitos serviços de Porto Alegre. Os bancos estarão fechados na segunda (4) e na terça-feira (5), retomando o atendimento a partir do meio-dia de quarta-feira (6). As agências FGTAS/Sine e o TudoFácil também não funcionarão nos dois dias, reabrindo às 13h na quarta-feira. 

Os pronto-atendimentos e hospitais Pronto Socorro e Presidente Vargas permanecerão abertos 24 horas. Já as unidades de saúde estarão fechadas e reabrirão às 8h na quarta-feira. 

Para quem usa trem para se deslocar, é preciso ficar atento, pois na segunda e na terça-feira os intervalos seguirão tabela horária de domingos e feriados, com viagens a cada 15 minutos ao longo do dia, em ambos os sentidos, com exceção dos últimos trens da noite.

Veja como ficam os serviços no feriado:

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias estarão fechadas na segunda (4) e terça-feira (5). Na quarta-feira (6), os bancos abrirão a partir do meio-dia. Os clientes podem utilizar os canais eletrônicos e correspondentes para pagamentos de contas. Os tributos que possuem código de barras podem ter o seu pagamento agendado nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via Débito Direto Autorizado (DDA).

As contas de consumo (água, energia, telefone) e carnês com vencimento em 4 ou 5 de março poderão ser pagas, sem acréscimo, na quarta-feira.

Comércio

Conforme o Sindilojas Porto Alegre, a orientação é para que o comércio funcione normalmente na sexta, sábado, domingo e segunda-feira. Já na terça-feira, poderão abrir com funcionários as lojas que tiverem aderido à Convenção Coletiva de Regras Especiais. Para os demais lojistas, que não aderiram a esta Convenção Coletiva de Regras Especiais, a orientação é que não abram com funcionários, pois estarão sujeitos à multa por infração.

Correios

Agências dos Correios estarão fechadas na segunda e terça. Já na quarta, a maioria das agências volta a funcionar a partir das 9h. Apenas quatro unidades de Porto Alegre, a AGF Roosevelt (Avenida Presidente Franklin Roosevelt, 1.311), a AGF Sete de Abril (Rua Sete de Abril, 429), a AGF São Sebastião (Avenida Sertório, 5.609) e ACC Nova Geração (Avenida Cavalhada, 2.360), retomam o atendimento ao público a partir das 12h de quarta-feira.

Na Central de Atendimento dos Correios (CAC), também não haverá atendimento telefônico na segunda e terça-feira. Para obter informações sobre produtos e serviços ou registrar manifestações nestes dias, os clientes devem acessar o site dos Correios. A partir da quarta-feira, a CAC volta a funcionar pelo telefone 0800-725-0100, das 8h às 20h.

Limpeza Urbana

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalha com todas as coletas durante o feriadão: domiciliar, seletiva e de lixo público. O DMLU atende pelo telefone 156 POA.

Luz

As agências da CEEE estarão fechadas na segunda e na terça-feira, reabrindo na quarta-feira a partir das 13h. Os clientes podem informar falta de luz por torpedo/SMS enviando a palavra LUZ e o número da UC para 27307. Outros serviços podem ser solicitados também na Agência Virtual. A central de teleatendimento funciona 24h no 0800-721-2333.

Ministério Público do Trabalho

Não haverá expediente nas unidades do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) na segunda e terça-feira. O atendimento ao público na quarta-feira será das 13h às 18h. Denúncias podem ser feitas 24h pelo site.

Supermercados

De acordo com o Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Rio Grande do Sul (Sindigêneros-RS), os supermercados de Porto Alegre poderão abrir na terça-feira de Carnaval.

Saúde

A Farmácia de Medicamentos Especiais (Avenida Borges de Medeiros, 546) e o Hemocentro (Avenida Bento Gonçalves, 3.722,) estarão fechados na segunda e na terça-feira. As unidades de saúde também estarão fechadas na segunda e na terça-feira e retornam o atendimento às 8h na quarta-feira. Já os pronto-atendimentos e os hospitais Pronto Socorro e Presidente Vargas permanecerão abertos 24 horas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192. O Centro de Informações Toxicológicas (CIT) atende pelo 0800-721-3000.

Pronto-atendimentos 24 horas:

  • PA Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
  • PA Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
  • PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5.120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
  • PA de Saúde Mental IAPI (Rua Valentim Vicentini, s/nº)
  • UPA Zona Norte Moacyr Scliar (Rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com Avenida Assis Brasil)

Hospitais:

  • Hospital de Pronto Socorro (Venâncio Aires esquina com Osvaldo Aranha, Bom Fim)
  • Hospital Materno Infantil Presidente Vargas - emergências obstétrica e pediátrica (Avenida Independência, 661) 

TudoFácil e agências FGTAS/Sine

As unidades do TudoFácil, a sede administrativa da FGTAS, a Casa do Artesão de Porto Alegre e o Vida Centro Humanístico estarão fechados na segunda e na terça-feira. Os atendimentos serão retomados na quarta-feira às 13h.

Ônibus

Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), na segunda-feira, os ônibus operam com tabela eventual com base no sábado, com reforço de algumas linhas que normalmente não operam nesse dia. Na terça-feira, as linhas circularão com horário de domingo e feriado. Já na quarta-feira, será utilizada a tabela de verão em dias úteis, e no dia 7 de março, a tabela oficial voltará ao seu horário normal. As informações sobre os horários das viagens podem ser consultadas, no dia, pelo site da EPTC

Trensurb

A Trensurb informa que os intervalos entre trens na segunda (4) e terça-feira (5) seguirão a tabela horária de domingos e feriados, com viagens de 15 em 15 minutos ao longo do dia, em ambos os sentidos – com exceção dos últimos trens da noite. No sábado (2), domingo (3) e na quarta-feira (6), a operação do metrô segue as tabelas horárias normais para cada dia.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias