Notícias



Seu Problema é Nosso

Idosa de Alvorada espera há oito anos por cirurgia ortopédica

Vera Lúcia da Silva Carvalho, 65 anos, convive com dores na perma esquerda. A esperança para ela está na colocação de uma prótese no Hospital de Clínicas (HCPA)

21/02/2019 - 10h16min


LeitorDG / Arquivo Pessoal
Idosa enfrenta dificuldade para caminhar

Há quase duas décadas, a aposentada Vera Lúcia da Silva Carvalho, 65 anos, moradora do bairro Maria Regina, em Alvorada, é obrigada a conviver com dores na perna esquerda devido a uma doença no joelho. Com a piora da enfermidade, há oito anos, ela precisa de cirurgia que trate a área afetada. Em uma jornada em busca pelo tratamento, Vera Lúcia viu sua vida se resumir à doença. 

Leia mais
Falta de fraldas na farmácia municipal gera transtorno a paciente em Eldorado do Sul
Abandono de terreno público incomoda frequentadores de igreja no bairro Cristal, em Porto Alegre  
Depois de matéria no Diário Gaúcho, morador de Porto Alegre ganha bateria nova para cadeira de rodas elétrica  

— Eu não saio mais de casa. Não vou na casa de alguém. Se preciso consultar, tenho dificuldade de subir no ônibus. Uso uma bengala, pois não consigo caminhar direito — conta a aposentada, que diz sofrer fortes dores, impedindo-a de ter uma vida normal. 

Ela tem osteocondromatose, doença caracterizada pelo surgimento de caroços ósseos no joelho e, em outros casos, no tornozelo. O Diário contou a história de Vera Lúcia no dia 11 de janeiro de 2017. Na época, ela aguardava uma consulta com ortopedista pelo SUS para, então, obter encaminhamento para a operação. 

Um mês após, na edição do dia 3 de fevereiro, o DG voltou a abordar a jornada de Vera Lúcia, quando ela conseguiu a consulta especializada na Unidade Básica de Saúde Cedro, em Alvorada. O fato reacendia a esperança da idosa por uma solução. 

No entanto, pouco mudou após a consulta. Na verdade, a situação piorou, pois o joelho de Vera foi curvando- se cada vez mais, causando-lhe dores mais fortes — amenizadas somente com medicação. 

Hospitais 

Vera relata que passou por várias consultas, exames e por dois hospitais após ter consultado na UBS Cedro. Em 2017, ela foi atendida na ortopedia do Hospital Independência. Lá, a idosa recebeu indicação para ser submetida a uma artoplastia de revisão, na qual seria necessário fazer um transplante de osso — não disponível naquele hospital. 

Em 2018, ela foi encaminhada ao Hospital de Clínicas (HCPA) — referência no tratamento ortopédico no Estado. As coisas pareciam avançar. Entretanto, companheira da dor, a espera voltaria a fazer parte da rotina da aposentada. 

Ela obteve um encaminhamento para uma cirurgia no joelho para reconstruir a área afetada pela doença. Em setembro do ano passado, fez exames para acompanhar a situação. Desde então, está à espera. 

— Só o Clínicas pode fazer. No hospital, dizem que tenho que aguardar, que tem muita gente na fila. Eu já perdi a esperança. Daqui a pouco, nem adianta mais — desabafa Vera. 

Sem previsão de chamamento 

Procurado pela reportagem, o HCPA informou que Vera teve sua primeira consulta na instituição em setembro de 2018 e, mais recentemente, em novembro de 2018. A nota ainda comunica que ela está inscrita na fila de prótese na 108 ª posição, de um total de 136 casos. 

No entanto, o hospital afirma que não há como precisar o tempo de espera e também não respondeu o porquê de a situação de Vera Lúcia não ser considerada uma prioridade. 

Produção: Ásafe Bueno

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias